Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado divulga lista de municípios selecionados para o programa RS Qualificação

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Trabalho Desenvolvimento Profissional ao centro, logo abaixo de um ícone que representa um crachá dentro do qual há a imagem de uma pessoa ao lado de uma lista de requisitos sendo checados com sinal de visto. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) divulgou, nesta segunda-feira (2/10), a lista dos 185 municípios selecionados para o programa RS Qualificação. Eles receberão recursos para elaborar projetos de qualificação e capacitação profissional, no regime de coinvestimento, com o objetivo de melhorarem os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade.

As cidades que se encontram com o saldo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) zerado ou negativo no acumulado dos últimos 12 meses e que tenham Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) Renda (2019) abaixo de 0,7 foram selecionadas de forma prioritária. O prazo para apresentação de recursos vai até quarta-feira (4/10).

Os valores a serem repassados dependem do porte de cada município, começando em R$ 50 mil, para aqueles com população inferior a 20 mil habitantes, e podendo chegar a R$ 200 mil, para os que possuem mais de 250 mil habitantes. Entre os dias 10 e 25 de outubro, os municípios contemplados deverão encaminhar o plano de trabalho e anexar os documentos previstos pelo edital para avaliação da comissão julgadora e posterior celebração dos convênios.

As ocupações com maior necessidade de pessoal e sem preenchimento foram analisadas e definidas a partir das principais atividades econômicas do local, das vagas disponíveis em sites de emprego, da base de gestão da rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das tendências de mercado e de pesquisa realizada diretamente com os municípios. A partir disso, um relatório de demanda por qualificação profissional foi criado e será utilizado como critério para seleção das áreas dos cursos a serem ofertados.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul