Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado divulga startups selecionadas para expor no Gramado Summit

Trinta empreendimentos estarão no espaço do governo no evento

Publicação:

Imagem em ambiente interno, nos corredores do Gramado Summit. Ao lado direito, há um grande painel em cor roxa, com a seguinte inscrição em branco: "Gramado Summit - o festival do futuro". Ocupando todo o corredor, há uma multidão de pessoas, de costas, caminhando pelo evento.
Evento acontecerá de 10 a 12 de abril, em Gramado, na Serra Gaúcha - Foto: Divulgação Gramado Summit

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou o resultado do edital 01/2024, do programa Startup Lab, que selecionou 30 startups a expor no Gramado Summit. O evento acontece de 10 a 12 de abril, em Gramado, na Serra Gaúcha.  

A secretaria aportará os valores referentes à inscrição no evento e à reserva do espaço para as 30 startups. As selecionadas terão um lugar para expor o trabalho desenvolvido, o Stand Startup, onde poderão fazer negócios. Sem o investimento da Sict, os empreendimentos precisariam desembolsar os valores para participar do evento, que variam conforme o lote para expositores.

O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do Gramado Summit e prepara um espaço voltado para a inovação e a tecnologia, com arena de conteúdos, sala do governador e estandes para startups. O espaço do governo, que terá 100 m² e funcionará durante os três dias, contará com uma novidade este ano: uma arena de conteúdos, com painéis, lançamentos e pitch de startups. A curadoria da programação foi realizada pela Sict, que selecionou cerca de 30 temáticas entre mais de 90 propostas submetidas.   

As startups selecionadas no edital participarão do pitch – momento em que os empreendedores apresentam seu negócio. Serão 10 apresentações por dia, com o intuito de atrair investidores.  

Para a titular da Sict, Simone Stülp, o Gramado Summit é uma excelente vitrine para que as startups possam mostrar seus produtos e fechar negócios. “Serão três dias intensos de debates, olhando sempre para o viés da inovação e dos avanços tecnológicos. Para as startups selecionadas, é também uma oportunidade de visibilidade. Ficamos muito felizes, enquanto poder público, de fomentar essa participação em um evento importante para o nosso ecossistema”, comentou.  

Na edição de 2023, a Sict ofereceu aporte financeiro para dez startups no Gramado Summit. A experiência do usuário foi um dos temas priorizados pelas startups apoiadas pela pasta. A InovaPictor, uma das selecionadas no ano passado, torna a propriedade intelectual mais acessível e simplificada, auxiliando nos processos de estabelecimento da marca. A Veloce.Tech oferece uma tecnologia para facilitar e simplificar a experiência de clientes, integrando meios físicos e digitais para pagamento e e-commerce.  

Além delas, destacaram-se na edição anterior as startups que têm como foco a inovação na educação, como a AgroTeams – Escola do Campo e a Lógica para Todos. A startup AgroTeams objetiva conectar a inovação e a tradição no campo. A Lógica para Todos é uma desenvolvedora de soluções e tecnologias educacionais focada no ensino de robótica e programação para crianças e adolescentes. 

Gramado Summit  

Criado em 2017, o Gramado Summit teve sua primeira edição focada em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o tempo, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões das palestras.    

Em 2023, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. Para 2024, na sétima edição, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes entre 10 e 12 de abril, no Serra Park, em Gramado. 

Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul