Estado e entidades unem forças para implementar centro de distribuição para o Farmácia Solidária

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria da Saúde (SES) se reuniu com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) para buscar a implementação de um centro de distribuição de medicamentos para as farmácias do Programa Solidare - Farmácia Solidária. A iniciativa, instituída pela lei estadual 15.339/2019, recebe doação de medicamentos (incluindo amostras grátis) oriundos da população, de clínicas e profissionais da saúde e de empresas do segmento farmacêutico, realizando também sua distribuição gratuita.

Na reunião, realizada na terça-feira (9/7), foi entregue a minuta de um plano de trabalho pela Amrigs. Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o próximo passo é operacionalizar a proposta do centro de distribuição, a partir de um convênio a ser construído com a participação da SES e das entidades, definindo as atribuições e responsabilidades de cada órgão.

Arita parabenizou o apoio comunitário da associação, que mobilizou entidades e profissionais médicos de todo o Brasil em ajuda ao Rio Grande do Sul, em especial na doação de medicamentos para o Estado durante os eventos meteorológicos recentes.

A diretoria da Amrigs lembrou que associação foi ponto de coleta e de distribuição de medicamentos e insumos doados e que isso motivou a entidade a propor a criação de um centro de distribuição. A associação recebeu doações de equipamentos, como geladeiras para armazenar medicamentos, prateleiras, leitores de código de barra e software para organizar a distribuição.

A reunião teve a participação da presidente do CRF/RS, Giovana Ranquetat Fernandes, e do presidente do Cosems/RS, Cacildo Delabary.

Programa Solidare – Farmácia Solidária

Programa Solidare – Farmácia Solidária consiste em receber doação de medicamentos e a dispensação gratuita à população, sob responsabilidade técnica de um profissional farmacêutico, após avaliação visual da integridade física e da data de validade.

Cabe a cada secretaria municipal de Saúde planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como gerenciar o programa. Há 46 farmácias implantadas ou em estruturação no Estado.

Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom