Estado e Instituto Trajetórias assinam protocolo de intenções para democratizar acesso à pós-graduação no exterior
Foco da parceria é promover a capacitação de recursos humanos para atuar em áreas relacionadas às mudanças climáticas
Publicação:

O governo do Estado e o Instituto Trajetórias assinaram, na quinta-feira (4/9), um protocolo de intenções com o intuito de ampliar o acesso de cidadãos gaúchosa bolsas de pós-graduação em universidades no exterior. O memorando foi oficializado no evento de lançamento do Instituto, realizado em São Paulo, que contou com a participação da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, representando o governo estadual.
A proposta é fortalecer e democratizar as oportunidades de acesso ao ensino, especialmente mestrado, em universidades intensivas em pesquisa, por meio de parcerias do Instituto Trajetórias – entidade sem fins lucrativos, apoiada pelas Fundações Lemann e VélezReyes – com agentes públicos.
Além da Sict, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) também integram o acordo.
Resiliência climática
O foco estratégico da parceria é, sobretudo, promover a alta capacitação de recursos humanos para atuar em áreas voltadas à mitigação, à adaptação e à resiliência relacionadas às mudanças climáticas. “A ideia é que pesquisadores do Estado possam fazer mestrado em universidades de relevância global e que retornem para aplicar aqui os conhecimentos adquiridos”, detalhou Simone.
A iniciativa contempla, ainda, a formação em áreas como saúde, educação, políticas públicas, ciência, tecnologia, engenharias e matemática, com bolsas que serão destinadas à população em geral e a servidores estaduais. "A partir disso, teremos um governo mais preparado para os desafios do Rio Grande do Sul”, defendeu a secretária. Entre os resultados práticos, além do impacto na administração pública, são esperados benefícios às empresas já instaladas e à educação gaúcha, além da criação de novos empreendimentos inovadores.
Criec
O programa previsto está alinhado a outras iniciativas do governo estadual, como o Centro de Referência Internacional em Estudos Relacionados às Mudanças Climáticas (Criec), recentemente lançado pelo governador Eduardo Leite. “Já somos líderes em produção do conhecimento, na formação de mestres e doutores, e queremos ampliar ainda mais, trazendo conhecimento global, especialmente nesta área das mudanças climáticas”, afirmou Simone.
Agentes parceiros
No modelo implementado pelo Instituto Trajetórias, governos parceiros oferecerão bolsas de estudo aos estudantes; universidades concederão descontos; e a filantropia aportará recursos que vão possibilitar crédito para estudantes que ainda precisem complementar seu financiamento.
O lançamento, realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, contou com a participação de representantes dos governos estaduais e municipais, governo federal, dirigentes de universidades nacionais e internacionais, agências de fomento e lideranças da sociedade civil. Na ocasião, o Instituto anunciou parcerias internacionais com a University College London, Yale University, Hertie School e Tsinghua University at Shenzhen.
Texto: Édson Coltz/Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom