Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado e município se unem para implantação de central de videomonitoramento em São Sepé

Publicação:

O Centro de Controle Operacional de São Sepé está localizado no 2º Esquadrão da Brigada Militar
O Centro de Controle Operacional de São Sepé está localizado no 2º Esquadrão da Brigada Militar - Foto: Leandro Ineu/Prefeitura de São Sepé

O município de São Sepé, na Região Central do Rio Grande do Sul, passou a contar com 78 novas câmeras de vigilância, integradas a uma sala de videomonitoramento que opera 24 horas. O secretário de Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, e o prefeito Leocarlos Girardello inauguraram, nesta sexta-feira (22), o Centro de Controle Operacional da cidade, localizado no 2º Esquadrão da Brigada Militar.

O investimento da prefeitura de R$ 36 mil mensais para a locação de equipamentos e de câmeras de videomonitoramento possibilitou a implantação da sala de operações. "É um exemplo notável que São Sepé está dando à Região Central. Somente a partir da integração entre o Estado e os municípios teremos condições de avançar cada vez mais para melhorar a segurança de todos", destacou Schirmer.

O secretário lembrou que São Sepé aderiu ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) na última semana. "O SIM tem o propósito de integrar e unir o Estado e os municípios no combate à criminalidade. São Sepé está saindo na frente com a implantação dessa moderna central de videomonitoramento", enfatizou o secretário.

De acordo com Girardello, o investimento vai auxiliar de forma efetiva os órgãos de segurança no combate à criminalidade no município e na região. "Esta era uma luta de mais de quatro anos. Encontramos na Secretaria da Segurança Pública a parceria necessária para viabilizar o projeto, que hoje se torna realidade", disse.

Como funcionará a estrutura

O Centro de Controle Operacional conta com uma estação de trabalho e quatro monitores, que formam um video wall (série de monitores conectados fisicamente, de modo a formar uma grande tela), e permitem o monitoramento das 78 câmeras de alta resolução instaladas em 26 pontos da cidade. A estrutura, operada pela Brigada Militar, é compatível com a Central Integrada de Comando e Controle (CICC), da SSP, o que vai possibilitar, futuramente, o compartilhamento das imagens.

Texto: Luiz Otávio Prates/Ascom SSP
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul