Estado e Município unificam esforço para que Porto Alegre seja subsede da Copa 2014
Publicação:

A Copa do Mundo 2014 foi pauta de reunião no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (8), entre a governadora Yeda Crusius e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, além de representantes do Estado e do Município. Foram acertados detalhes para atender às possíveis demandas da Associação Brasileira da Infra-Estrutura da Indústria de Base (Abdib), responsável pela inspeção técnica das cidades candidatas a sediar jogos do mundial de futebol no Brasil. A entidade firmou termo de cooperação técnica com o governo federal e a CBF para verificar condições de infra-estrutura, como mobilidade urbana, unidades habitacionais, segurança e plano diretor dos estádios.
Na reunião no Piratini, também foram abordadas as atribuições do Comitê Executivo da Copa 2014, criado em 2007 para responder ao Caderno de Encargos da Fifa, envolvendo participação do Estado e do Município, além de representações de federações empresariais e da Federação Gaúcha de Futebol, entre outros setores. A escolha das subsedes da Copa 2014 ocorrerá em março de 2009, segundo o calendário da Fifa. Em dezembro próximo, a Abdid apresentará um relatório preliminar e, em janeiro, o relatório definitivo.
Uma das vantagens do Estado é justamente a unicidade do projeto, neste trabalho que vem sendo feito entre a prefeitura e o governo do Estado, afirmou o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, José Heitor Gularte. Ele informou que não está descartada a possibilidade de serem indicados dois estádios para jogos em Porto Alegre. A hipótese foi levantada recentemente, em reunião da Fifa que, primeiramente, respondeu não ser possível. Mas, diante dos projetos inovadores, tanto do Beira-Rio quanto da Arena do Grêmio, e do argumento de que houve exceções nas candidaturas de Paris, em 1998, e de Johanesburgo, em 2010, não há, por enquanto, impossibilidade total de serem indicados os projetos dos dois estádios.