Estado e prefeitura de Porto Alegre firmam convênio sobre botão de pânico nos táxis
Publicação:
A assinatura do convênio entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o uso do botão de pânico na frota de táxis de Porto Alegre será nesta sexta-feira (18), às 16h. O evento ocorre no Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança (DCCI), que fica na Rua Voluntários da Pátria, 1358, 2º andar. Estarão presentes o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, o prefeito José Fortunati e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
A assinatura do convênio abrange os cerca de 10 mil taxistas prestadores de serviço na frota de 3.920 veículos, para uma ação rápida de socorro em caso de assalto, em razão da possibilidade de rastreamento do táxi. O painel de controle terá acompanhamento 24 horas. “É um avanço significativo na garantia de melhores condições de trabalho e segurança a uma das categorias mais expostas a ação da criminalidade”, afirma o secretário Wantuir Jacini.
Todos os táxis já possuem também GPS. O conjunto do sistema - GPS e botâo de pânico - é pioneiro no país. “O projeto é bastante ambicioso e várias cidades tentaram implantar e ainda não conseguiram. Representa uma nova etapa no processo de qualificação e modernização do serviço de táxi da cidade, com mais segurança aos condutores e usuários do sistema, em casos de alerta”, afirma Vanderlei Cappellari.
Desde o início do processo de instalação do sistema, há mais de dez meses, 22 ocorrências policiais, como furto e sequestro foram solucionadas com a contribuição das novas ferramentas. O uso indevido do equipamento pode representar uma falsa comunicação de crime, com possibilidade até de penalização ao responsável pelo trote.
Texto: Claiton Silva/ Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom