Estado e Prefeitura formarão grupos para discutir projeto Porto dos Casais
Publicação:
O Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre formarão grupos de trabalho para analisar possíveis modificações no projeto original do Porto dos Casais, no cais da Capital. A decisão foi tomada hoje (25), em reunião entre o governador Germano Rigotto e o prefeito João Verle, com a participação de secretários estaduais e municipais, no Palácio Piratini. Na próxima semana, deverá ocorrer o primeiro encontro entre quatro secretários - os dois da Cultura, o estadual dos Transportes e o municipal do Planejamento - para debater o assunto.
Rigotto enfatizou que o projeto necessita modificações por ter sido elaborado há oito anos, quando a realidade do Estado e da Capital era outra. Vamos conversar para construir, sem visão fechada, com comissões dos dois lados, formadas por representantes das secretarias afins, propôs o governador. A proposta foi boa, porque não podemos partir da premissa de que o projeto está pronto. Analisaremos o projeto com tranqüilidade e sem nenhum preconceito, afirmou Verle.
O secretário estadual dos Transportes, Jair Foscarini, ressaltou que a primeira reunião entre secretários servirá para a elaboração de um cronograma mínimo para definir os pontos de discórdia e como eliminá-los. Foscarini disse que o arquiteto Alberto Pio Adomilli, autor do projeto, será consultado. Afirmou também que existe a possibilidade de integrar o projeto Porto dos Casais ao Programa Monumenta, visando a um plano único de revitalização do Centro da Capital. O encontro foi positivo. O governador foi sensível com relação às preocupações que temos nas diretrizes ambientais e culturais, disse o secretário de Planejamento do Município, Carlos Eduardo Vieira.
Educação e Cultura
Outro assunto tratado na audiência foi a realização do Fórum Mundial de Educação. O governador foi convidado pela secretária municipal de Educação, Sofia Cavedon, para participar do evento, que se realizará em julho. Atendendo à solicitação da secretária para o apoio do Governo do Estado, Rigotto incumbiu o secretário da Educação, José Fortunati, também presente, de receber as informações sobre o auxílio requisitado para o Fórum.
Verle também pediu ao governador apoio político para sediar um Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) em Porto Alegre. O governador prontificou-se a colaborar. Segundo o prefeito, o banco tem dois projetos de centros culturais para este ano, que estão sendo disputados por dez capitais. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Cultura, Vítor Ortiz, e a subsecretária, Dóris Oliveira.