Estado envia documento ao BID solicitando adequação das taxas de juros
Publicação:
Converter os empréstimos existentes a uma taxa de juros mais adequada à praticada no mercado é o mote de documento que será encaminhado pelo Governo do Estado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em reunião de trabalho com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, nesta quinta-feira (20), a governadora Yeda Crusius autorizou o encaminhamento da proposta de alteração de encargos dos contratos referentes ao Pró-Guaiba e às rodovias gaúchas, através de mudança de indexador.
A proposta permite aos mutuários converter os empréstimos existentes a uma taxa de mercado mais transparente em comparação com as taxas de juros dos empréstimos contratados. A adequação será na conversão da taxa de juros para empréstimos contratados na modalidade Cesta de Moedas (SCM-Ajustável) e na de Mecanismo Unimonetário (UM- Ajustável).
De acordo com Ricardo Englert, a proposta é decorrência da parceria do Estado do Rio Grande do Sul com o Banco Mundial (Bird), que qualificou as equipes de gestores da Secretaria da Fazenda. Ao avaliar os contratos, a equipe da Fazenda considerou melhor e mais adequada a mudança em contratos específicos. É um direito que o Estado conquistou junto às instituições internacionais e isso decorre da parceria com o Banco Mundial. Significa pagar menos juros e consequentemente mais recursos para o Estado aplicar onde considerar necessário explicou.