Estado garante apoio à criação do curso de medicina em Ijuí
Publicação:

Com mais de 9,5 mil estudantes, a Universidade Regional do Noroeste (Unijuí) pediu o apoio do Estado junto ao Governo Federal para a implantação do curso de medicina na instituição. Em reunião com o governador Tarso Genro, nesta segunda-feira (17), no Palácio Piratini, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, destacou a importância do curso para o desenvolvimento regional e garantiu que a universidade já conta com estrutura adequada.
O governador sugeriu à comitiva - composta pelo reitor da Unijuí, Martinho Kelm, deputados e secretários de Estado - a elaboração de um documento reforçando o pedido das autoridades daquela região. Ao elogiar a iniciativa da universidade, que tem mais da metade dos alunos beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), Tarso afirmou que a Casa Civil deve encaminhar o pedido ao Ministério da Educação (MEC). A ideia é levar um documento bem fundamentado para ter respaldo, disse o governador.
Ballin ressaltou que a criação do curso representa um projeto macrorregional porque vai atender à demanda de municípios como Santo Ângelo, Santa Rosa e Três Passos. Já o reitor destacou que a Unijuí está preparada. A nossa batalha é para mostrar que temos condições de implantar o curso sem ônus para o Estado, explicou Kelm.
Texto: Felipe Samuel
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305