Estado garante R$ 31 milhões anuais para Santa Casa de Uruguaiana

Santa Casa Uruguaiana
Contrato assinado prevê R$ 2,5 milhões mensais para o hospital - Foto: Marília Bissigo / Divulgação SES

O novo contrato da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana foi assinado nesta quarta-feira (10/4), garantindo um repasse anual de R$ 31 milhões, em parcelas mensais de aproximadamente R$ 2,5 milhões, referentes a recursos estaduais e federais. A vigência é de 60 meses. Dos 245 leitos da instituição, 198 são destinados a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O contrato prevê que o hospital deixe de realizar atendimento de cardiologia pelo SUS. Serviços de outras especialidades tiveram uma redução na taxa de atendimentos, como, por exemplo, exames de colonoscopia. A demanda excedente será absorvida por outros hospitais da região.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, definiu o novo contrato como algo “factível e um recomeço para o hospital”. Ela destacou a importância do acordo: “Temos de fazer políticas públicas que tenham entregas concretas para a população. Esse contrato vai viabilizar a execução de serviços que sabemos que a direção da Santa Casa hoje tem condições de entregar”.

Participaram da assinatura os deputados estaduais Eric Lins e Frederico Antunes, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, a secretária adjunta estadual da Saúde, Aglaé Regina da Silva, e a secretária de Saúde de Uruguaiana, Thaís Aramburu.

“Só tenho a agradecer pela contratualização e garantir que vamos cumprir o contrato”, prometeu o prefeito. A secretária Thais afirmou que “trabalhará muito para reerguer a Santa Casa de Uruguaiana”. Para o deputado Eric Lins, “este não precisa ser o último contrato, mas é um bom começo”. O deputado Frederico Antunes definiu o acordo como “o primeiro contrato deste novo modelo de gestão da Santa Casa”.

Texto: Ascom SES