Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado implementa modalidade Pix para pagamento de solicitações no Sistema Online de Licenciamento Ambiental

Novidade gera quitação minutos após a remessa do valor, enquanto prazo pelo boleto permanece de pelo menos dois dias úteis

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado efetivou, nesta segunda-feira (20/10), a possibilidade para a realização de pagamentos pela modalidade Pix em solicitações de serviços no Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL). Antes da medida, pedidos realizados por empreendedores, como autorizações, termos, declarações e licenciamentos, eram pagos exclusivamente via boleto bancário.

A medida adotada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) tem como objetivo oportunizar mais praticidade e agilidade aos processos. Com o Pix, o reconhecimento do pagamento ocorre em poucos minutos. Por boleto, o reconhecimento pelo sistema leva pelo menos dois dias úteis para sua confirmação.

Para o presidente da Fepam, Renato Chagas, a adoção do Pix é um passo fundamental para modernizar a gestão ambiental do Estado e oferecer mais eficiência aos empreendedores. “Em tempos em que a agilidade é essencial para o desenvolvimento sustentável, essa inovação permite que processos importantes avancem sem burocracia desnecessária e atrasos causados pelo tempo de compensação bancária”, destaca o presidente.

Conforme Portaria Conjunta Sema/Fepam 32/2018, a qual regulamenta o sistema SOL, a instauração do processo e o início da contagem de prazo ocorrem quando todos os documentos da solicitação são aprovados pela Central de Atendimento.

Como funciona o Pix

Ao utilizar o Sistema Online de Licenciamento Ambiental, o usuário definirá a modalidade de pagamento na última etapa de sua solicitação. Se optar pelo Pix, o sistema vai gerar um QR Code para o pagamento instantâneo. Se optar pela forma tradicional, um boleto será gerado.

A novidade, no entanto, não vale para cobranças complementares e pagamento de autos de infração, que prosseguem sendo quitados via boleto bancário.

Mais agilidade

De acordo com o chefe da Divisão de Licenciamento, Jorge Berwanger, a inovação com pagamentos por Pix contribui com a agilidade da tramitação de processos administrativos, os quais obedecem a prazos rigorosos estabelecidos na legislação.

Berwanger cita a Lei Complementar 140/2011, a qual estabelece que a renovação da licença ambiental deve ser solicitada 120 dias antes da expiração da licença vigente. “Neste sentido, os usuários do SOL ganham mais uma opção para atender o requisito legal, uma vez que uma nova solicitação fica disponível para etapa da triagem individual dos documentos apenas após o reconhecimento do pagamento informado pela unidade bancária”, explica.

Pix também nas bilheterias dos parques estaduais

A partir de sábado (25/10), a possibilidade de pagamentos por Pix está disponível para ingresso nos parques estaduais Zoológico, Jardim Botânico e Itapuã. A iniciativa integra as estratégias que visam a melhoria dos serviços, oferecendo mais agilidade, praticidade e segurança aos visitantes.

Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul