Estado instala em Uruguaiana segundo Comitê de Águas de Fronteira
Publicação:
O Comitê de Gerenciamento das Águas Estaduais da Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí será instalado nesta sexta-feira (6), em Uruguaiana, a partir das 8h30min, na sede da Associação dos Arrozeiros (Rua Santana, 2717, 3º andar). Este será o segundo comitê de bacia hidrográfica no RS, entre os três previstos para gerenciar águas brasileiras na fronteira.
Conforme o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Paulo Renato Paim, a criação dos comitês dos rios Quaraí, Mirim São Gonçalo (já instalado) e Negro (com comissão provisória) atendem a uma moção do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que utiliza a experiência gaúcha para todo o Brasil. A estratégia de construção do Comitê Quaraí tem servido de modelo a outras bacias de fronteira no país, na medida em que organiza a gestão dos afluentes do rio transfronteiriço, de domínio da União, explica.
Com a posse dos membros do Comitê, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado. A primeira reunião ordinária ocorre nesta sexta-feira (6). O comitê é formado por 16 representantes das categorias dos Usuários da Água e da População da Bacia - cada um com suplente - e por quatro representantes da administração direta federal e estadual.
Além do ato de instalação do Comitê, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) manterão encontro com os usuários das águas do rio Quaraí com programação entre 13h30min e 17h. O objetivo é apresentar e discutir a proposta de critérios para a regularização do uso da água na fronteira.
Bacia do Quaraí
A Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí tem uma área de 6.471,77 quilômetros quadrados e abrange os municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí e Barra do Quaraí. A população estimada na região de abrangência da bacia é de 29.885 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Moirões, Sarandi, Quaraí-Mirim, Garupa, Capivari e o Rio Quaraí. O maior uso de água na bacia é para irrigação.
Os principais problemas estão relacionados à insuficiência hídrica nos meses de menor disponibilidade, principalmente no verão, e às grandes demandas para a irrigação de arroz. O Rio Grande do Sul está dividido em 25 bacias hidrográficas. Agora, com o Quaraí, 22 bacias estão com comitês implantados e atuando, e outras três, com comissões provisórias - dos rios Negro, Mampituba e Litoral Médio.