Estado oficializa projetos sociais em Minas do Leão
Publicação:
O governo do Estado, através da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM), inaugurou, nesta terça-feira (11), posto de saúde construído pela empresa de economia mista no bairro Recreio, em Minas do Leão, na região carbonífera. A área já passou por processo de mineração e hoje está completamente regenerada em benefício da comunidade.
O imóvel foi cedido à prefeitura em regime de comodato, para atendimento do Programa Saúde da Família. Assinaram o termo de cessão o secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, o diretor-presidente da CRM, Telmo Kirst, e o diretor administrativo da companhia, Mauro Ochman. Participou também do evento o diretor de Infraestrutura e Logística, Ricardo Guimarães.
O Programa Saúde da Família será mantido pelos governos estadual e federal, para atendimento de moradores dos bairros Recreio, São José e Coréia, abrangendo aproximadamente 3,6 mil habitantes. Diariamente, estarão reservados dez atendimentos para funcionários, aposentados e terceirizados da CRM, assim como para seus familiares. O posto de saúde é importantíssimo para a comunidade, porque vai trazer melhores condições de vida através desse investimento da CRM, disse Andrade.
Em outra solenidade, foi assinado convênio para ação conjunta entre CRM e prefeitura na administração do Centro Integral do Alunado (CIA), localizado no antigo Centro de Eventos do município. O CIA - Educar para Transformar recebe estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, no turno inverso ao das aulas. No local, ocorrem atividades culturais e de inclusão social e digital. As inscrições são gratuitas, e o transporte é oferecido pela prefeitura. Na assinatura do convênio, foram antecipados R$ 9.465,00 para aquisição de materiais, do total de R$ 77.785,00 a ser repassado pela empresa mensalmente até 31 de dezembro de 2010.
Também nesta terça-feira, foi repassada ao Estado, através de termo de dação em pagamento, de um imóvel que havia sido cedido pela CRM, nos anos 1980, para funcionamento da Delegacia de Polícia de Minas do Leão. A posse do prédio foi assegurada formalmente ao Estado, através de escritura pública, em 18 de maio deste ano.