Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado participa da 3ª Corrida pela Adoção

Publicação:

3 Corrida pela Adoção
A Fundação de Proteção Especial foi representada na atividade por acolhidos e funcionários - Foto: Cristine Schmidt/Ascom FPE

A terceira edição da Corrida pela Adoção, promovida pelo Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, pelo Sesc e pela Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (Sucesu-RS), ocorreu neste sábado (27/5), na capital. O Estado foi representado pela Fundação de Proteção Especial (FPE), vinculada à Secretaria de Assistência Social.

A FPE, que no domingo completa 21 anos, é uma das instituições responsáveis pelo acolhimento de crianças e adolescentes em Porto Alegre. Esteve presente com cerca de 150 participantes, entre acolhidos e funcionários.

A iniciativa, segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude Cinara Braga, "busca chamar a atenção para o número de crianças e adolescentes que aguardam a oportunidade de ganhar uma família, especialmente para a adoção tardia, ou seja, crianças com mais de seis anos e adolescentes".

O presidente da FPE, Jones Martins, participou do evento e reconheceu a iniciativa do MP. "Parabéns por sensibilizarem a sociedade para esta causa da adoção e também do apadrinhamento afetivo, importantes ações para a criação de vínculos fundamentais no crescimento e desenvolvimento deste público", disse.

Segundo dados da promotoria, no Rio Grande do Sul existem cerca de 3,5 mil crianças e adolescentes institucionalizados em abrigos e casas lares aptos à adoção. No entanto, a maioria dos quase 33 mil pretendentes habilitados no Brasil querem adotar crianças de até seis anos. No Estado, 95% dos acolhidos têm idade superior a seis anos, conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Texto: Cristine Schmidt/Ascom FPE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul