Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado participa da Feira Intermodal South América

Publicação:

O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, durante recepção ao ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo de Água da Holanda, Camiel Eurlings(D), no estande do Porto do Rio Grande, na feira Intermodal South América, em São Paulo.
Secretário de Infraestrutura e Logística recepciona ministro holandês na feira Intermodal South América, em São Paulo - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul apresenta novidades implementadas no Porto de Rio Grande, durante a Feira Intermodal South América, em São Paulo. Entre as ações que se destacam está a integração, de forma pioneira no país, do Sistema Porto (informatizado) ao Siscomex Carga (Siscarga) da Receita Federal. O Cais Virtual mostra, em tempo real, a localização e a programação dos navios, oferecendo uma diversidade de dados ao público via internet. Ainda durante a feira, o órgão lança seu novo site, que será um dos mais completos da área portuária brasileira. Em infraestrutura, serão ressaltadas as obras de aprofundamento do calado de 14 para 18 metros e de prolongamento dos Molhes da Barra, também enfatizando a modernização de 1.125 metros do cais do Porto Novo.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, representando a governadora Yeda Crusius, recebeu o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo de Água da Holanda, Camiel Eurlings, nesta quarta-feira (7), no estande do Porto de Rio Grande. O encontro permitiu que eles fizessem uma avaliação do acordo firmado em 2008, entre o Rio Grande do Sul e a Holanda, para o desenvolvimento do sistema hidroviário gaúcho.

O ministro holandês destacou a ação pioneira do Governo gaúcho. A partir da parceria pioneira estabelecida com o Rio Grande do Sul, o Governo Federal pediu à Holanda para formular, um máster plan (plano diretor) para todo o sistema hidroviário brasileiro, segundo o modelo gaúcho. Ele disse também que o estado do Pará já firmou contrato com seu país, visando ao sistema para navegação interna nos mesmos moldes do RS. Estou muito orgulhoso de ter feito acordo com o Brasil através do Rio Grande do Sul. A visão e a coragem da governadora Yeda Crusius, que resultou no acordo de 2008, comprova a importância e a qualidade deste sistema, afirmou o ministro.

Segundo o secretário Daniel Andrade, o Governo mostrou que o Estado aposta nesse tipo de transporte. O que comprova que a decisão de firmar o acordo com a Holanda foi correta, vai desafogar as estradas gaúchas, de forma a tornar o Estado mais competitivo no mercado internacional.

O acordo entre o Estado e a Holanda é resultado da visita de missão gaúcha ao país europeu, em novembro de 2007, e de negociação verbal em maio de 2008. O termo, assinado em Haia, cria condições de aproveitamento eficiente de vias fluviais gaúchas. Como consequência do acordo, os consultores Win Ruigh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amports), e Harrie de Leijer, diretor de projetos do NEA Transport (instituto holandês de pesquisas internacionais na área de transportes) desenvolveram plano diretor com conclusões e recomendações a serem implementadas no sistema hidroportuário gaúcho. A partir disso, o Estado criou a Força-Tarefa Intermodal, presidida por Yeda, com objetivo de aumentar a potencialidade do transporte fluvial, baseado na experiência holandesa, considerada a melhor do mundo em navegação interior.

A Intermodal 2010 conta com 490 expositores, 45 mil visitantes e uma área de 28 mil de 28 mil m² no Transamérica Expo Center.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul