Estado passa a emitir relatórios periódicos sobre situação de municípios atingidos pelas chuvas
Publicação:
Atualizado às 18h30 de terça-feira (30/4)
Com o objetivo de manter a população informada sobre a situação nas cidades atingidas pelas fortes chuvas desde segunda-feira (29/4), o governo do Estado, a partir de informações reunidas pela Defesa Civil estadual, publica diariamente boletins com dados sobre a situação dos municípios. Os relatórios são publicados enquanto durar a emergência causada pelas chuvas.
Os boletins contendo informações atualizadas sobre as ações da Defesa Civil estadual e a situação da população em cidades atingidas são publicados duas vezes ao dia, às 9h e às 18h. Todas as atualizações podem ser acessadas nos sites do governo e da Defesa Civil.
A situação da população nos municípios onde ocorrerem danos causados pelas chuvas é apurada a partir de informações fornecidas pela Defesa Civil de cada localidade. São disponibilizados o quantitativo de pessoas desabrigadas, desalojadas e o total de afetados, além do número de desaparecidos e de óbitos, entre outras informações.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Boletim das 18h de terça-feira (30/4)
- Municípios Afetados: 77
- Pessoas em Abrigos: 198
- Desalojados: 95
- Afetados: 3742
- Feridos: 6
- Óbitos: 5 – Paverama (2), Pantano Grande (1), Encantado (1), Santa Maria (1)
- Óbitos em investigação: 0
- Desaparecidos: 18
Texto e edição: Secom