Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado projeta transporte de contêineres entre Capital e Rio Grande

Publicação:

A entrada em operação, até novembro deste ano, de linha regular de barcaças para carregamento de contêineres entre Porto Alegre e Rio Grande começa a tomar forma depois de diagnósticos e conclusões de grupo de trabalho formado após a visita de técnicos holandeses ao Estado, em julho deste ano, quando detalharam o plano diretor da hidrovia gaúcha.

Para começo do transporte de 20 a 25 mil TEUs (medida equivalente a contêineres de 20 pés) anuais entre os dois terminais portuários, são necessárias a implantação de berços de atracação em Rio Grande e de terminal de contêineres na Capital, disponibilidade de barcaças e adequação de canal de navegação, o que deixa de ser dificuldade com a formalização, nesta quarta-feira (5), de contrato para dragagem do delta do Jacuí, do Guaíba e da Lagoa dos Patos.

Em reunião da Força-Tarefa Intermodal, na tarde desta quarta-feira, coordenada pelo secretário-geral de Governo, Erik Camarano, com participação do secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e dos empresários David Randon, Humberto Busnello e Wilen Manteli, o colegiado assinou protocolo para desenvolvimento do transporte intermodal. O documento traça objetivos, metas e prazos para fomentar o segmento hidroviário no Rio Grande do Sul.

Na projeção dos dois secretários, o transporte rodoviário tem potencial de aumentar das atuais 90 milhões de toneladas por ano para 150 milhões de toneladas,  em 2012. A intenção não é retirar carga de caminhões, mas direcionar para a hidrovia parte desse crescimento, explica Andrade. Para os representantes da iniciativa privada na força-tarefa, a intermodalidade vai gerar ganhos à economia do Rio Grande do Sul.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul