Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado promove 1º ciclo de monitoramento do Acordo de Resultados 2024

Encontro avaliou andamento de projetos estratégicos

Publicação:

Foto de sala de reunião, com uma grande mesa retangular branca, junto da qual cerca de 15 pessoas estão sentadas.
Acordo discutido na reunião é o principal instrumento de governança e gestão do Executivo estadual - Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

Foi realizada, nesta terça-feira (16/4), uma reunião com gerentes de projetos estratégicos, subsecretários e diretores da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para discutir a Gestão do Acordo de Resultados (GAR) no 1º ciclo de monitoramento do Acordo de Resultados 2024. O encontro foi conduzido pela titular da SPGG, Danielle Calazans, e pelo secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira.

Composto pela Carteira de Projetos Estratégicos do Governo, o Acordo é o principal instrumento de governança e gestão do Executivo estadual e foi firmado, em março, entre o governador Eduardo Leite e os secretários de Estado.

“Ao todo, o Acordo reúne 190 projetos estratégicos e 433 metas de todas as secretarias do Estado. Nesta etapa discutiremos os projetos específicos da SPGG para fazermos os encaminhamentos necessários”, explicou a subsecretária de Planejamento, Carolina Scarparo. A Subsecretaria de Planejamento (Suplan) coordena os ciclos de monitoramento do Acordo.   

Cada ciclo tem duração de 60 dias, sendo 15 destinados para tratar das secretarias de cada eixo do Mapa Estratégico do governo. Nesses ciclos ocorrem reuniões periódicas para acompanhamento dos principais instrumentos de planejamento a partir das informações lançadas no Sistema de Monitoramento (SME). Conforme a situação de cada projeto, os entraves são escalonados às hierarquias superiores com o objetivo de dar fluxo às demandas.  

"Por meio dos ciclos de monitoramento temos a oportunidade de avaliar o ritmo de execução de cada um dos projetos definidos como prioridade e, a partir do diagnóstico, conseguimos pensar em estratégias para a evolução dos projetos", destacou Danielle. "Até agora, conhecer as eventuais dificuldades do caminho colaboraram para sermos bem-sucedidos nas entregas para os cidadãos."  

Antes da GAR, que é coordenada pela Assessoria Técnica da SPGG (Astec), ocorreu a primeira etapa do ciclo, composta por reuniões técnicas entre os demais órgãos do governo e a pasta. O passo seguinte é o Comitê de Monitoramento Estratégico (CME), reunião com os secretários de cada eixo, e, por fim, o Conselho de Gestão Estratégico (CGE), quando o andamento dos projetos é apresentado para o governador pelos titulares de cada secretaria.  O início do 2º Ciclo de Monitoramento está previsto para junho. 

Eixos  

Para a organização do Acordo de Resultados, as secretarias estão distribuídas por eixos temáticos dentro do Mapa Estratégico do Estado. O eixo Estado Próspero contempla Fazenda (Sefaz) e Parcerias e Concessões (Separ); no eixo Planejamento, Governança e Gestão estão SPGG, Casa Civil, Casa Militar, Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) e Comunicação (Secom); no eixo Sociedade Inclusiva, Justa e Feliz estão incluídas Desenvolvimento Social (Sedes), Cultura (Sedac), Educação (Seduc), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SES), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Obras Públicas (SOP), Segurança Pública (SSP) e Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP); no eixo Desenvolvimento Econômico Inovador estão Desenvolvimento Rural (SDR), Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Logística e Transportes (Selt), Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Turismo (Setur) e Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul