Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado promove encontro para conectar universidades gaúchas e polonesas

Evento teve como foco oportunidades de internacionalização e cooperação em pesquisa

Publicação:

Estado promove encontro para conectar universidades gaúchas e polonesas 2025
Encontro buscou aproximar RS e Polônia para construir iniciativas conjuntas - Foto: Edson Coltz/Ascom Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) reuniu, nesta sexta-feira (10/10), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), representantes de universidades gaúchas e polonesas para promover oportunidades de internacionalização e cooperação em pesquisa. O Encontro Acadêmico Internacional Rio Grande do Sul-Polônia foi realizado em parceria com a Embaixada da República da Polônia no Brasil e a Agência Nacional Polonesa para Intercâmbio Acadêmico (Nawa).

Na abertura, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, ressaltou a importância do evento para aproximar o Rio Grande do Sul do país europeu e construir iniciativas conjuntas. “O papel da secretaria é, principalmente, conectar. Queremos criar oportunidades para pessoas e instituições se conhecerem e trocarem ideias”, disse.

Conforme frisou Kirst, o Rio Grande do Sul é líder em inovação no Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP), impulsionado pelas ações capitaneadas pelo governo estadual. O primeiro lugar veio com a gestão de Eduardo Leite, que colocou a inovação como centro da estratégia de desenvolvimento. Antes, o Estado estava atrás de São Paulo no ranking.

A diretora de Gestão da Inovação da Sict, Emily Bittencourt, apresentou iniciativas da pasta com potencial de cooperação internacional. “Apoiamos o ecossistema de inovação gaúcho por meio do Inova RS, que faz a governança e aplica recursos. Lançamos editais e temos diversos programas que contemplam desenvolvimento de startups, inovação aberta e setores como agronegócio, saúde, semicondutores, educação e resiliência climática”, elencou.

Programas como Semicondutores RS, Professor do Amanhã e RS Talentos, todos liderados pela Sict, foram lançados pelo governo. O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climático integra a estrutura de governança do Plano Rio Grande, enquanto o Centro de Referência Internacional em Estudos Relacionados às Mudanças Climáticas (Criec) conta com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para desenvolver ações, incluindo mobilidade para capacitação de servidores.

Liderado por Leite, o Plano Rio Grande é o programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

O embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, destacou que o evento, ao reunir universidades dos dois países, “facilita o intercâmbio de pesquisadores e estudantes”. Por sua vez, o diretor-adjunto da Nawa, Łukasz Gołota, explicou que a agência busca oportunidades de cooperação com o Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de uma delegação polonesa com representantes da Embaixada e da Nawa – órgão responsável por promover a internacionalização do Ensino Superior e da pesquisa científica na Polônia, atuando no financiamento de bolsas e programas de intercâmbio para estudantes, pesquisadores e docentes. Participaram ainda dez das principais universidades da Polônia, abrangendo áreas do conhecimento como ciências exatas, ciências humanas, engenharias, medicina e gestão.

Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul