Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado publica chamada para promoção de arranjos produtivos locais

Mais de R$ 467 mil serão destinados a projetos de incentivo à competitividade e à autogestão empresarial

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Com foco na potencialização do empreendedorismo no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) publicou, nesta quinta-feira (31/7), o edital de chamada pública para implementação do projeto Promoção e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). A ação, que se insere no âmbito do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, visa promover a formação, a educação e a capacitação técnica para cooperação e autogestão das empresas formadoras dos arranjos produtivos locais.

O edital tem aporte de R$ 467,2 mil para as três propostas técnicas selecionadas. O objetivo é firmar parcerias entre o Estado e os projetos vencedores das organizações da sociedade civil, representantes dos APLs reconhecidos. Com a iniciativa, busca-se conjugar ações e recursos para fortalecer os arranjos por meio da interação da governança e das ações coletivas, aumentando a competitividade, estimulando a organização de empresas em APLs e apoiando a inovação.

“Por meio desse mecanismo, incentivamos o empreendedorismo, a autogestão e a autonomia, potencializando o desenvolvimento regional desses grupos”, destaca o titular da Sedec, Ernani Polo.

Os APLs reconhecidos e renovados poderão fazer as inscrições dos projetos entre 3 de setembro e 3 de outubro.

Sobre os APLs

Os APLs são  aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território e que apresentam especialização produtiva, mantendo vínculos de interação, cooperação, comércio, tecnologia e aprendizagem entre si e com outras instituições locais. Dentre elas, órgãos e entidades públicos, associações, universidades, centros tecnológicos, sindicatos e instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul