Estado realiza a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil
Publicação:

Representantes de 300 municípios gaúchos participam nesta segunda-feira (19), da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado - CEPDC. Na ocasião, 850 delegados irão debater as propostas provenientes das etapas municipais e eleger 80 representantes do Rio Grande do Sul para o encontro nacional que acontece em novembro, em Brasília. A 2ª CEPDC ocorre no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Segundo o secretário Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Oscar Luiz Moiano, a atividade tem como objetivo promover o debate sobre as políticas públicas da pasta adotadas no Estado, contribuindo assim para o debate do marco nacional na área.
“Vamos apresentar no encontro de Brasília a experiência do governo gaúcho na formação de gestores do sistema estratégico e integrado de Defesa Civil que imprimimos aqui. Vamos colocar nossa política de prevenção diante de eventos climáticos, o trabalho na redução de riscos e o enfoque na capacidade de formação de cidadãos resilientes às catástrofes naturais, cada vez mais freqüentes no mundo, colocando em risco as comunidades”, explicou.
Moiano destacou a parceria com o Governo Federal através do Plano Nacional de Gestão de Risco. Segundo ele, o plano reabilitou o Centro Nacional de Desastres, ação que permitiu a comunicação direta com a Sala de Monitoramento da Defesa Civil gaúcha, possibilitando “ações rápidas e importantes para enfrentar a estiagem, enchentes e dificuldades que o Estado enfrentou nestes três anos”, completou.
A 2ª Conferência Estadual começou às 9h com a solenidade de abertura, que contou com a presença do diretor de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Gomes. Após a abertura, foram instalados os grupos de trabalho, que discutirão as propostas divididas nos quatro eixos temáticos da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). As atividades encerram às 19h30, após a eleição dos 80 delegados do Rio Grande do Sul que irão para a conferência nacional, que será realizada de 4 a 7 de novembro, em Brasília. A programação completa está no site da Defesa Civil do Estado, que também traz o caderno com os princípios e diretrizes debatidos no evento.
2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).
Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.
Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305