Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado realiza ato de adesão ao RS Digital no South Summit Brazil

Mais de 30 municípios se manifestaram para integrar iniciativa de apoio à digitalização de serviços

Publicação:

adesão municípios RS digital
Na cerimônia, participantes destacaram a importância da integração de plataformas digitais de serviços - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Nesta sexta-feira (31/3), último dia de South Summit Brazil, foi realizado o ato de adesão ao RS Digital, em evento que contou com a participação do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza. Na cerimônia, 32 municípios gaúchos manifestaram adesão ao projeto, no qual o governo estadual irá apoiar as prefeituras na ampliação da oferta de serviços digitais à população, com base na estratégia digital da plataforma rs.gov.br. Essa estratégia é liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) por meio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).

“É necessário entender a jornada do cidadão para podermos facilitar sua vida. O cotidiano das pessoas não cabe na compartimentação de serviços e mapas, por isso precisamos promover a integração de plataformas para que todos caminhemos na mesma direção e façamos o Estado ser, cada vez mais, uma referência em serviços digitais”, afirmou o governador.

“Este é mais um passo no sentido de integrar a digitalização nos municípios e, assim, melhorar os serviços públicos prestados. Também esperamos ampliar a meta de cidades inseridas no projeto em breve”, disse o vice-governador.

A adesão das cidades é capitaneada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ao aderir ao projeto, os municípios passam a fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico digital, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada prefeitura possa oferecer seu próprio portal de serviços.

“Entendemos que dar o primeiro passo no processo de digitalização de serviços pode ser um processo difícil. Muitas vezes, falta expertise e força de trabalho. Por isso o governo do Estado está dando esse pontapé inicial, facilitando o ingresso dos municípios nessa jornada”, destacou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

O evento de adesão foi conduzido pelo diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. “Queremos compartilhar a experiência acumulada por meio da implementação do rs.gov.br, ajudando os municípios a trilharem sua jornada de transformação digital, sempre na perspectiva de entregar mais e melhores serviços ao cidadão gaúcho, morando ele no Rio Grande do Sul ou não”, afirmou Stoffel.

O RS Digital conta com diversas parcerias, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a agência de fomento Badesul, a Procergs e a Famurs.

“Estamos chamando todos os municípios do Estado para aderir, uma vez que isso vem ao encontro do trabalho da entidade de acelerar a inovação e a jornada digital nas cidades”, afirmou o presidente da Famurs, Paulo Salerno, que é prefeito de Restinga Sêca. O município aderiu ao projeto logo em seu lançamento, neste mês.

Atualmente, o rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul, disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% destes digitais. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.

Texto: Bianca Nieckel/Ascom EDP
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul