Estado repassa R$ 43 milhões para programas de saúde de municípios gaúchos

Card Saúde
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, nesta quinta-feira (24/9) pagou R$ 43 milhões para programas municipais da área da saúde. O repasse evidencia o compromisso da gestão em manter os pagamentos em dia.

O recurso é destinado ao custeio mensal de programas municipais que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), como Estratégia Saúde da Família (ESF), Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica (Pies) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

“Quando assumimos o governo, encontramos uma situação na qual medicamentos não eram disponibilizados, hospitais estavam sem receber, os municípios estavam com recursos em atraso, havia hospitais adiando cirurgias devido a paralisações de funcionários que estavam sem receber. Podemos imaginar a dificuldade que teríamos no enfrentamento à pandemia não fosse o grande esforço para colocar os pagamentos em dia”, destacou o governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta (24/9).

Os incentivos aos hospitais já foram quitados no dia 14 de setembro. Além disso, nesta quinta (24/9), o governo do Estado pagou a 16ª e última parcela da dívida empenhada com os municípios gaúchos, herdada de gestões anteriores. A parcela de R$ 13,5 milhões completa o total de R$ 216 milhões, passivo acumulado entre 2014 e 2018.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom