Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado suspende novamente a captação de água no Rio Gravataí

Decisão visa garantir a continuidade do abastecimento de água para a população durante períodos críticos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), determinou a suspensão da captação de água no Rio Gravataí, a partir das 8h desta quarta-feira (5/2). Essa nova suspensão ocorre devido à crise no nível do rio, que atingiu 1,29 metro, um centímetro abaixo do limiar crítico de 1,30 metro. Essa medida é essencial para garantir o abastecimento de água à população da região.

Desde a primeira suspensão, que ocorreu em 29 de janeiro, quando o nível do rio chegou a valores críticos, houve uma leve recuperação nos dias seguintes. Entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, o nível do Gravataí subiu, permitindo a captação intermitente de água. No entanto, o quadro atual, com o nível voltando a cair para uma situação crítica, justifica a nova suspensão, com o objetivo de evitar maiores impactos no fornecimento de água.

A Sema, em conjunto com a Brigada Militar e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), intensifica a fiscalização para assegurar o cumprimento das regras de suspensão, em conformidade com a Portaria Sema nº 38/2020. A suspensão se aplica a todas as captações a montante da estação de tratamento da Corsan em Alvorada (Latitude -29,9683; Longitude -51,0367), com exceção das captações destinadas ao abastecimento público.

Essa medida é uma continuação das ações do governo do Estado para enfrentar a estiagem e garantir a gestão responsável dos recursos hídricos, evitando o desabastecimento e assegurando o uso racional da água. A Sema também continua a divulgar boletins diários com informações sobre os níveis dos rios Gravataí e dos Sinos, orientando os usuários da água sobre as condições e as medidas em vigor.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul