Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado tem programação especial para a Semana Farroupilha

Publicação:

Muitas escolas visitam com seus alunos o Acampamento Farroupilha, montado no Parque da Harmonia, na capital
Acampamento Farroupilha - Foto: Ivan de Andrade / Palácio Piratini

A Secretaria Cultura participa dos festejos farroupilhas, através do seu piquete e da programação desenvolvida por suas instituições vinculadas.

A novidade deste ano é o lançamento da rádio do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). As transmissões começam nesta quarta-feira (16), ao meio-dia, e a rádio terá programação 24h. Serão veiculadas notícias relacionadas ao evento e demandas de informações de acampados e visitantes do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Nesta segunda-feira (14) será inaugurado, às 19h, o Piquete da Cultura Gaúcha, vinculado à Secretaria da Cultura. O espaço será destinado ao convívio, ao resgate dos feitos dos gaúchos e à divulgação da cultura.

Para a Semana Farroupilha 2009, que ocorre entre os dias 14 e 20, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituições vinculadas à Secretaria da Cultura, desenvolvem programações especiais. Dentre as atividades do Memorial estão lançamentos de cadernos sobre a Guerra Civil dos Farrapos, apresentação de coral e grupo de dança, exibição de filmes, carreteiro campestre e tertúlia poética. Já o CDE oferece curso intensivo de arte educação, oficina de fuxico e exposição de trabalhos. Veja a programação em anexo.

Sobre a Semana Farroupilha 2009
O tema da Semana Farroupilha é Os Farroupilhas e suas Façanhas. O objetivo é retratar os principais momentos da história gaúcha como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna. A letra da música-tema Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais é de Albeni Carmo de Oliveira. Francisco Fighera e Clóvis Frozza são os autores da música.

Telmo de Lima Freitas foi escolhido como patrono de 2009,  por unanimidade, pela comissão organizadora, além de ter sido indicado também pelo Piquete 38, da Polícia Federal. O Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio do Banrisul, da CEEE e da Corsan está investindo no evento R$ 690 mil.

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul