Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado terá sua primeira Escola de Desenvolvimento Social

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual estão escritas as palavras Assistência Social ao centro, logo abaixo de um ícone em que duas mãos suportam três bonecos que representam uma família. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Em decreto publicado no Diário Oficial na quarta-feira (31/5), o governador Eduardo Leite autorizou a criação da Escola de Desenvolvimento Social. É a primeira vez que o Rio Grande do Sul terá uma instituição do tipo.

Coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), a escola tem como objetivo possibilitar a qualificação dos funcionários da SAS e dos demais servidores públicos da administração pública estadual direta e indireta, nas áreas que tenham relação com a atividade de promoção ou de desenvolvimento social. O público-alvo inclui também conselheiros de políticas públicas, servidores públicos municipais e organizações sociais.

“A Escola de Desenvolvimento Social irá melhorar a entrega das políticas públicas de assistência social no Estado. Acolhemos a proposta da secretaria para que tenhamos uma equipe cada vez mais qualificada no atendimento às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, com um diálogo mais direto com a rede de assistência social gaúcha”, destacou Leite.

“Buscamos uma qualificação permanente de servidores, parceiros e da rede de assistência social. Assim, teremos políticas públicas mais efetivas e uma prestação de serviços mais eficiente em todas as regiões do Estado”, afirmou o titular da SAS, Beto Fantinel.

A formação e a qualificação dos profissionais envolvidos será realizada por meio de eventos como palestras, seminários, congressos e simpósios, além de cursos de aperfeiçoamento e oferta de vagas de extensão e pós-graduação.

O Regimento Interno da instituição e a organização da estrutura de gestão ainda serão elaborados. A Escola de Desenvolvimento Social tem como base a Política Nacional de Educação Permanente para o Sistema Único da Assistência Social.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul