Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado viabiliza pagamento de auxílio a rodoviários possibilitando retomada do transporte metropolitano

Vice-governador anunciou nesta segunda-feira (3/7) o pagamento às empresas do subsídio de R$ 42 milhões

Publicação:

Gabriel Souza aparece no canto esquerdo da foto, sentado atrás de uma mesa. Ele conversa com alguém cujo perfil aparece do lado direito da foto. De frente, na imagem, estão três pessoas que também participam da reunião.
Vice-governador coordena grupo de trabalho que debate melhorias no transporte metropolitano - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O vice-governador Gabriel Souza anunciou na manhã desta segunda-feira (3/7) o pagamento do subsídio de R$ 42 milhões às empresas do transporte metropolitano. O valor será dividido em quatro parcelas. A primeira delas já foi paga pela Secretaria da Fazenda e, a partir da confirmação, houve acordo entre os operadores e as empresas, encerrando a greve dos rodoviários. 

“Acabei de receber a ligação do presidente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros, José Antônio Ohlweiler, informando que houve acordo entre os trabalhadores e as empresas de ônibus. Com isso, a greve está encerrada e, segundo o presidente, ainda hoje à tarde o serviço deve ser normalizado”, informou Gabriel.

O pagamento foi possível após a decisão judicial da última sexta-feira (30/6), que negou a liminar que pretendia impedir o pagamento do subsídio às empresas de transporte metropolitano pelo governo do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, ressaltou o trabalho conjunto para que a paralisação terminasse o mais breve possível. “O grupo de trabalho liderado pelo vice-governador Gabriel Souza, a lucidez e a agilidade da Procuradoria-Geral do Estado e dos técnicos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) na fiscalização e no diálogo com empregadores e empregados durante as negociações foram fundamentais para o sistema voltar à normalidade. Assim se faz um governo alinhado e voltado para a população”, disse Mallmann.

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul