Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estados do Sul e Sudeste ampliam integração com 3º Cosud em Gramado

Publicação:

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da Sessão inicial do COSUD com Governadores, Secretários e Assessores – Sala de DespachosLocal: São Paulo/SP. Data: xx/xx/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Primeiro encontro foi realizado em Belo Horizonte, na criação do Cosud, depois em São Paulo, no mês passado, e agora no RS - Foto: Governo do Estado de SP / Arquivo

Gramado vai reunir governadores, vice-governadores e secretários de sete Estados neste sábado (25/5). Ocorre na cidade, no Hotel Master, a partir das 9h, a terceira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os dois primeiros encontros foram em Belo Horizonte, em março, e São Paulo, no mês seguinte.

Criado neste ano, o Cosud é o local de discussões e entendimentos sobre temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência, e a renegociação das dívidas dos Estados com a União. No final do dia de debates será divulgada a Carta de Gramado, com as conclusões e decisões do encontro (veja abaixo a programação completa).  

O Cosud reúne os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG). Neste encontro, do Rio de Janeiro virá o vice-governador Cláudio Castro.

"Aprofunda-se a integração entre os Estados do Sul e do Sudeste a partir deste terceiro encontro", destaca o governador Eduardo Leite.

No debate "Cenário nacional e reformas" participam o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, e o secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar. 

Os secretários de Estado realizarão debates temáticos sobre assuntos de interesse das administrações estaduais abordando desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, ambiente, transportes, saúde e segurança pública, entre outros.

 Cobertura de imprensa

 O credenciamento dos jornalistas interessados em participar do evento ocorrerá a partir das 8h, no Hotel Master. Uma entrevista coletiva será realizada às 11h e também haverá espaço para entrevistas no fim da tarde, no encerramento do evento, às 17h.

Caso algum veículo de comunicação necessite de translado de Porto Alegre para Gramado, o governo do Estado do Rio Grande do Sul oferecerá, por meio de um patrocinador, um micro-ônibus que sairá da capital às 6h do sábado (25/5). Para utilizar o transporte, os jornalistas devem entrar em contato com a Secretaria de Comunicação do RS.

O Cosud terá cobertura completa nas redes sociais oficiais do governo, com transmissão ao vivo da coletiva de imprensa e tuítes em tempo real. O encerramento do encontro também contará com transmissão ao vivo em todos os canais do governo.

3º Cosud

Quando: 25 de maio, sábado
Onde: Gramado - Hotel Master

Programação

8h15 – Credenciamento

9h – Abertura com os governadores
- Eduardo Leite, governador do RS
- Cláudio Castro, vice-governador do RJ
- João Doria, governador de SP
- Romeu Zema, governador de MG
- Renato Casagrande, governador do ES
- Carlos Moisés, governador de SC
- Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do PR

9h30 – Cenário nacional e reformas
- Joaquim Levy, presidente do BNDES
- Salim Mattar, secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia

10h15 – Consórcios estaduais: desafios de institucionalidade e governança
- Macroplan: A experiência do Consórcio Brasil Central
- Fundação Dom Cabral: Governança e gestão em consórcios

10h45 – Intervalo

11h – Entrevista coletiva dos governadores

12h – Reunião de Trabalho
Reformas de agenda nacional: com ministros, governadores e secretários da Fazenda e do Planejamento

13h – Almoço

14h30 – Reunião de Trabalho
Formato institucional, governança e gestão do consórcio: governadores, vice-governadores, secretários de Planejamento com suporte da Macroplan e FDC

16h – Plenária devolutiva das oficinas temáticas
Apresentação dos relatores das oficinas:
- Fazenda e Planejamento
- Desenvolvimento econômico, Agricultura, Turismo e Ciência e Tecnologia
- Educação
- Infraestrutura e Meio Ambiente, Transporte e Logística
- Saúde Pública
- Segurança Pública e Administração Penitenciária

17h – Encerramento e assinatura da Carta de Gramado

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul