Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

"Estamos diante de uma doença que impacta o modo de consumir das pessoas", afirma Leite em debate virtual do Sinduscon-RS

Publicação:

Screenshot live SindusconRS
Leite destacou que todas as medidas tomadas visam ao equilíbrio entre a saúde e a economia - Foto: Reprodução

O governador Eduardo Leite participou, na noite desta terça-feira (30/6), de transmissão ao vivo promovida pelo Sindicato da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). O evento marcou o encerramento da temporada de transmissões, chamada de Sinduscon-RS Lives. 

Com o tema "A retomada da economia do Estado pós-Covid-19", a conversa girou em torno dos impactos econômicos causados pela pandemia no Brasil e no Estado. O presidente Aquiles Dal Molin Júnior e os vice-presidentes Antonio Ulrich, Claudio Teitelbaum e Rafael Garcia expressaram preocupações no sentido das consequências econômicas causadas pelo coronavírus.

Ao lembrar que o Estado, reconhecendo a importância do setor e o baixo risco de contágio da atividade, permite que 75% dos trabalhadores possam atuar na construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços de construção nas cidade sob bandeira vermelha, Leite ressaltou que todas as medidas que estão sendo tomadas visam ao equilíbrio entre a saúde e a economia. "Acreditamos que a construção civil consegue manter uma disciplina entre seus trabalhadores, mantendo a rigidez necessária", ponderou Leite.

O governador, no entanto, lembrou que a restrição de circulação de pessoas se faz necessária. "Estamos diante de algo que pode impactar a maneira como as pessoas se relacionam, consomem e enxergam o futuro. É uma crise de confiança no futuro", alertou. O Estado atua, portanto, no sentido de coordenar os esforços a fim de dar percepção de segurança e de previsibilidade às pessoas – tanto os consumidores como os investidores.

"Estamos tomando todas as medidas para ampliar serviços e, ao mesmo tempo, controlar a disseminação do vírus. Mesmo que houvesse maior capacidade de expansão do sistema, não há como abrir mão de algum tipo de controle de circulação, por isso, implementamos o modelo de Distanciamento Controlado, que permite que as restrições sejam aplicadas no momento, na proporção e no local onde forem necessárias", ressaltou Leite.

Depois de breve explanação, por parte do governador e dos representantes do Sinduscon-RS, Leite respondeu perguntas feitas pelos participantes da transmissão ao vivo.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul