Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estrutura da Fenasul se consolida e fica mais atrativa ao público

Publicação:

Expoleite Fenasul 2017
Secretário da Agricultura destaca a nova estruturação como mais atrativa ao público - Foto: Pedro Belo Garcia/ Especial/Palácio Piratini?

A Fenasul 2017 - Feira Nacional de Agronegócios do Sul teve sua nova estruturação apresentada a entidades e imprensa, em coletiva na manhã desta quarta-feira (5), durante evento na sede da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A 40ª Expoleite e a 13ª Fenasul ocorrem entre os dias 24 e 28 de maio, em Esteio, e será uma feira com maior enfoque e destaque para os derivados do leite, como manteiga, queijo, iogurte, creme de leite.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, disse que a ampliação da temática da feira vai deixá-la mais atrativa ao público. O evento foi programado para levar mais público ao parque e se consolidar como um evento múltiplo, sem perder seu caráter de divulgação das ações da cadeia leiteira gaúcha. Neste ano haverá mostra de bovinos, equinos, caprinos, insumos agrícolas, indústria de laticínios, feira de agricultura familiar, máquinas e equipamentos agrícolas. Está programado também o Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows especiais. A Fenasul é uma promoção do governo do Estado em conjunto com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando).

Uma das novidades deste ano será a ação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), vinculado a Seapi, que pretende bater um recorde inusitado. A autarquia planeja produzir o maior arroz de leite já visto na história. A ação é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz.

As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil. A sobremesa também será degustada pelo público presente da Fenasul e parte da receita do doce será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal. A ação simboliza a grandeza do agronegócio gaúcho, enaltecendo dois produtos importantes para o estado. O Rio Grande do Sul é responsável por produzir 70% do arroz brasileiro e é o terceiro maior produtor de leite do país. “A lavoura de arroz do RS vai contribuir muito com a Fenasul, que é uma grande exposição de outono. Esse recorde será muito importante porque mostra a ligação do arroz com todos os segmentos do agronegócio. Esperamos a presença da população para provar”, declarou o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong.

O atual campeão deste ranking foi produzido durante a 34ª Expofeira e pertence aos municípios de Pedro Osório e Cerrito. O título foi conquistado em 2007 e, desde então, a marca foi mantida. A receita levou 1.250 litros de leite e 160 quilos de arroz. Foram quase oito horas de preparação. O preparo do novo candidato ao recorde ficará a cargo da equipe de gastronomia do Irga. A receita deverá servir aproximadamente 6 mil pessoas.

Texto: Alexandre Farina/ Ascom Seapi
Edição: Léa Aragón/ Secom


Portal do Estado do Rio Grande do Sul