Estudantes de Ensino Médio em Tempo Integral participam de atividades e palestras no South Summit Brazil
Jovens de 31 escolas da Rede Estadual circularam com entusiasmo e curiosidade pelo evento
Publicação:

Para cerca de 90 estudantes de Ensino Médio do Tempo Integral (EMTI), esta sexta-feira (11/4) foi um dia de aula com direito a imersão no universo da inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os alunos de 31 escolas da Rede Estadual participaram das atividades e palestras do South Summit Brasil, evento correalizado pelo governo do Estado.
Os jovens, vindos de regiões abrangidas pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em São Leopoldo, pela 27ª CRE (Canoas) e pela 28ª CRE (Gravataí), tiveram a oportunidade de acompanhar a programação do evento como convidados. Todos eles estão cursando Trilhas de Formação Profissional do EMTI. Assim, ao circular pelos espaços montados ao redor da orla do Guaíba, em Porto Alegre, eles também puderam ter contato com startups, empresas tecnológicas e profissionais do setor.
Isso foi um dos fatores que mais motivou João Molinari, de 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Fernando Ferrari, em Campo Bom. Os projetos apresentados no South Summit serviram de inspiração para o jovem. “Quero cursar Engenharia de Software. A escola já nos oferece uma trilha técnica em Análise de Sistemas, e aqui estou vendo na prática tudo que estudo”, disse.
Colega de João, Hannah Debalski, também de 16 anos, não compartilha o mesmo sonho de atuar na área de tecnologia. Apesar disso, ela ressalta que o ambiente do South Summit ajudou a ampliar os horizontes profissionais. “A gente faz o curso de Tecnologia da Informação no colégio. Mesmo não sendo a minha escolha de profissão, pois quero seguir no jornalismo, vejo como uma oportunidade muito boa de conhecer ideias e fazer contatos, já que a tecnologia e as redes sociais vão estar presentes na minha carreira”, afirmou.

Segundo a professora Francieli Martins, responsável pela trilha de informática na Escola Fernando Ferrari, os conteúdos trabalhados em sala de aula preparam os estudantes para compreenderem o funcionamento de empresas de tecnologia e desenvolverem seus próprios projetos. “Eles já vêm com a visão de como começar algo na área. Aqui, eles coletam ideias para aplicar depois em sala de aula, na criação de softwares e até na simulação de uma empresa”, contou.
Diretora da Escola Fernando Ferrari, Maristela Brentano acompanhou o grupo de estudantes ao longo do dia. Observando o entusiasmo dos alunos, ela destacou o potencial que a educação traz quando oferece experiências cada vez mais práticas. “É uma forma de os estudantes perceberem que o mundo não está só dentro da escola. Então, quando temos oportunidade de estar aqui, vivendo esse ambiente de cultura, de inovação, de interação é algo que não tem preço”, enfatizou.
Próximo dos estandes, o estudante João Petry, de 18 anos, colecionava os brindes distribuídos pelas várias empresas e startups que participam do South Summit. Aluno da EEEM Setembrina, de Viamão, assim como outros colegas do Tempo Integral, ele já projeta o futuro profissional. “A escola ajuda bastante. Nós temos uma trilha que é de qualificação técnica em informática, em que nós aprendemos manutenção, sistema de softwares e programação em si. Eu penso, então, em ir para a área de manutenção tanto de aparelhos de celulares quanto de computadores”, revelou.
Na Escola Setembrina, conforme explicou a diretora Melissa Teixeira, 11 alunos foram indicados por professores com base em seus desempenhos e interesses na área. "Esse evento enriquece a percepção dos alunos das oportunidades que eles podem ter. Eles puderam ver como a teoria que eles aprendem na escola se aplica. Toda essa integração fortalece o Tempo Integral, que só tem a crescer e a melhorar", resumiu.
Acompanhe ao vivo a programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:
Texto: Daniel Marcilio/Ascom Seduc
Edição: Secom