Estudantes e empreendedores do Morro da Cruz participam de conscientização para ações sociais do South Summit Brazil
Atividade faz parte de programação paralela ao evento realizada ao longo de março
Publicação:
Alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e empreendedores do Morro da Cruz, em Porto Alegre, participaram de um encontro da programação paralela do South Summit Brazil (SSB) 2024, na tarde desta quarta-feira (13/3). O objetivo foi apresentar o evento ao público da comunidade, com foco nas ações sociais que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, enfatizou a importância de levar o SSB para mais pessoas: “Uma das prioridades no planejamento estratégico da nossa pasta é a inovação social, que é o motivo de estarmos aqui hoje. Ou pensamos no desenvolvimento econômico e social do Estado abrangendo todos, ou não chegamos a lugar algum. O South Summit é uma forma de desenvolver mais ações que ocorram ao longo de todo ano, em diferentes lugares, envolvendo todos os públicos”.
A coordenação das ações sociais é realizada pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). “Estamos implementando 17 ações este ano, com sete secretarias envolvidas, e distribuímos 500 ingressos sociais. Nossa missão é levar o South Summit para todos os lugares”, afirmou a titular da Seidape, Lisiane Lemos.
O CEO do SSB, Thiago Ribeiro, reforçou o compromisso do evento com a geração de impacto nas comunidades, inclusão social e novas conexões: “Quero reforçar a alegria de estar aqui e parabenizar a todos pelos trabalhos realizados no CRC. Estamos de portas abertas sempre, e vocês podem nos ajudar a melhorar”.
Recondicionamento de computadores
Uma das ações sociais relacionadas ao SSB foi proposta pela Sict e consiste na coleta de equipamentos tecnológicos com problemas a fim de consertá-los no CRC do Morro da Cruz e doá-los para comunidades periféricas. São quatro pontos de coleta em Porto Alegre durante todo o mês de março: no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no Instituto Caldeira, no Tecnopuc e no Nau Live Spaces.
Com foco em jovens da periferia, a ação – que se enquadra na chamada economia circular, ligada à reutilização de materiais e equipamentos – ocorre por meio do CRC, que é conduzido pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz, em parceria com o programa Sustentare, responsável pelos pontos de coleta e pela apresentação do relatório das doações.
No espaço adaptado para recondicionamento dos equipamentos, o coletivo também realiza cursos e oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco em recuperação de equipamentos de informática usados, dando novas condições de funcionamento.
Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom