Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudantes gaúchas são selecionadas para o Parlamento Jovem Brasileiro

Publicação:

As alunas Liandra Azambuja Vieira, Luara Perkoski de Almeida e Emanueli Farias Pinheiro e Silva foram selecionadas para participar da 8ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O projeto da Câmara Federal, onde os jovens estudantes simulam todas as atividades dos deputados federais, acontecerá em Brasília, entre os dias 26 e 30 de setembro. A seleção foi feita a partir de projetos de lei elaborados pelos estudantes.

Aluna do Instituto de Educação São João Batista, de Herval, Liandra Vieira afirma que adolescente tem ideias muito boas. Ela resolveu colocá-las em prática elaborando um projeto de lei que cria os Centros Educacionais Preparatórios, com o objetivo de orientar os jovens para o mundo do trabalho. Se uma pessoa for preparada desde a infância vai ter mais chances quando entrar no mercado de trabalho, defende a estudante. Liandra, que já é uma veterana na atividade parlamentar, participou em 2008 do projeto Deputado por Um Dia, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Já a estudante Emanueli Silva, do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, de Piratini, busca a valorização do curso Normal. Ela propõe a criação de contas nos cursos superiores de licenciatura, em universidades públicas e privadas, para alunos egressos do curso Normal, de Ensino Médio. Emanueli espera que os deputados olhem com atenção o seu projeto de lei. A professora Rita de Cássia Hax, que orientou o trabalho, explica que foi um projeto feito coletivamente, com a participação de toda turma, que escolheu Emanueli para representar os demais colegas.

A estudante Luara Almeida, do Instituto Estadual de Educação Básica João XXIII, em Campina do Sul, propõe a formação inicial e continuada sobre segurança para os agentes educacionais e funcionários de escola. Ela explica que a segurança escolar é um assunto que a preocupa bastante e, por isso, a escolha do tema. Luara conta que apresentou a ideia para os professores e a direção. Posteriormente houve uma votação e a sua ideia foi a escolhida.

O PJB teve início com a realização de trabalho nas escolas visando preparar os alunos para participar da atividade. Em um segundo momento as escolas selecionaram os trabalhos e os enviaram para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que escolheu 20 projetos de lei. Estes foram enviados para o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (parceiro no PJB), que destinou as propostas para a Câmara Federal realizar a seleção final.

Redação: Luis Carlos de Almeida
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul