Etapa estadual da 3ª Conae segue até o fim da tarde desta segunda

Conae Krummenauer
Secretário Ronald Krummenauer destaca a importância da Conae no fortalecimento do diálogo entre o setor público e a sociedade - Foto: Diego da Costa/Ascom Seduc
O Fórum Estadual de Educação (FEE) promoveu, na tarde desse domingo (30), na Casa de Música da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a cerimônia de abertura da etapa estadual da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento, que segue até esta segunda-feira (1º), reúne mais de 700 representantes de diversos órgãos e entidades ligadas à área da educação no Rio Grande do Sul. Entre os principais assuntos, que serão encaminhados à etapa nacional do evento, que ocorre entre 21 e 23 de novembro, em Brasília, estão: a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE), o Plano Nacional de Educação (PNE) e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conforme o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, a Conferência Nacional de Educação (Conae) é um importante mecanismo que fortalece o diálogo entre o setor público e a sociedade civil. Para ele, o regime de compartilhamento de experiências e de conhecimento, na formatação de políticas públicas, traz diversos resultados positivos, como o Referencial Curricular Gaúcho. “A parceria, feita de forma pioneira, entre as redes municipais, estadual e escolas privadas, é um marco importante na garantia de uma educação de qualidade”, explicou.

O representante do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ítalo Francisco Curcio, também participou da cerimônia de abertura e destacou que é preciso chegar à conclusão do Sistema Nacional de Educação (SNE). “Todas estas contribuições estaduais fazem parte de um momento histórico para a educação do país. Já estamos há um certo tempo nos preparando para isso e temos que seguir adiante”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd), Sônia Veríssimo, ressaltou que os dois dias de evento são fundamentais para o debate da educação do Rio Grande do Sul. “Muitas serão as ideias e opiniões, mas elas terão que ser convergentes, no sentido de buscar a melhoria da educação e do futuro de nossas crianças”, disse.

Para a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, no Rio Grande do Sul (Uncme-RS), Fabiane Bitello, a educação de qualidade só pode ser construída de forma coletiva. “Esta construção só pode ser feita num ambiente democrático e nós estamos aqui para lutar por isso”, destacou.

A representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Rio Grande do Sul, Eunice Silveira, ressaltou a importância do debate e afirma que um dos grandes desafios da educação municipal é a Educação Infantil. “Se não tivermos a implantação de um recurso financeiro novo para as redes municipais, vamos continuar deixando a desejar e não conseguiremos cumprir as metas estabelecidas”, declarou.

Presenças

O evento ainda contou com os seguintes representantes: a presidente da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres; Carla Labres dos Anjos; vice-presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), Oswaldo Dalpiaz; representante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Rio Grande do Sul, Waldemar Moura Lima; a secretária-adjunta estadual de Educação, Iara Wortmann; o diretor do Departamento Administrativo da Seduc, Rogério Leal; a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa;  o diretor do Departamento das Coordenadorias Regionais (DCR), Beto Fraga; o conselheiro estadual de Educação, Hilário Bassotto, além de delegados do evento, coordenadores regionais de educação, professores e membros de entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação  (FEE).

Conae 2018

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático instituído pelo poder público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, as conferências nacionais de educação ocorrem em intervalos de até quatro anos e vão avaliar a execução do PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

Confira a programação desta segunda (1º)

8h30 – Colóquio e discussão sobre os eixos temáticos:
Educação e diversidade: direitos humanos, justiça social e inclusão, acesso e permanência na Educação; Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação (Eixos IV, V e VI); Conferencista:  Patrícia Pereira – SMED/POA e  Jorge Luís Nicolas Audy - Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – Pucrs - Coordenação de Mesa: Sonia Mara Moreira Ogiba – UFRGS

13h30 – Plenária Final
– Leitura do documento da CONAE 2018;
– Discussão temática a partir do documento;
Coordenador da Plenária: Maria Cristina Sandin Conrad/Uncme Adriana Santos/Seduc Andréia Delgado/ACPM Federação

17h – Eleição dos Delegados que seguiram para a Conferência Nacional.
Coordenador da Eleição: Naime Pigatto – Sinepe/ Claudia Lima Gonçalves – ANEC / Eva Rosi Bueno Nunes/Undime

18h – Encerramento da Conae Estadual 2018.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom