Evento alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia ocorre na próxima sexta-feira
Publicação:
A Clínica de Hematologia do Hemocentro do Estado (Hemorgs) e a Federação Brasileira de Hemofilia realizam, em Porto Alegre, na próxima sexta-feira (20), a partir das 14h, no Auditório do Hospital Sanatório Partenon, evento alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado nesta terça-feira (17). A ação na Capital gaúcha será realizada três dias depois da data oficial para conciliar agendas de autoridades e convidados, possibilitando a presença da presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tânia Pietrobelli.
A abertura ocorre com a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tânia Pietrobelli, e com José Vellinho Pinto, presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde que administra o Hemorgs. Em seguida, a fisioterapeuta Giovana Diaz e Tânia Pietrobelli proferem a palestra Atenção aos portadores de coagulopatias: panorama nacional da hemofilia. Toda a comunidade hemofílica, incluindo profissionais de saúde, pacientes e familiares irão debater a realidade do tratamento da hemofilia, doença hereditária que acomete indivíduos que possuem deficiência de fatores de coagulação sanguínea.
Após, o médico Gustavo Barbosa, da Clínica de Hematologia, falará sobre Inibidores, tipos de tratamento e protocolos de imunotolerância e de profilaxia primária. A seguir, uma mesa-redonda discutirá os conteúdos das palestras reunindo a equipe multidisciplinar e pacientes convidados. O encontro será encerrado com o pré-lançamento do livro Essa é a minha história, com textos escritos por pacientes hemofílicos.
Clínica
A Clínica de Hematologia do Estado é referência no atendimento multidisciplinar ambulatorial de portadores de coagulopatias hereditárias. Os pacientes dispõem de uma equipe formada por médicos hematologistas, enfermeiros, fisioterapeutas,cirurgiã-dentista, assistente social e psicóloga. São cerca de 1,2 mil hemofílicos cadastrados no Rio Grande do Sul.
A Clínica também coordena, no Estado, a distribuição de fatores de coagulação sanguínea e coleta de amostras de potenciais doadores de medula óssea para envio ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea-Redome.
Texto: Elton Augusto dos Santos
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305