Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Evidências de um RS Seguro

Publicação:

Por Ranolfo Vieira Júnior

Proporcionar um Estado mais seguro para viver e investir. Com essa missão, lançamos logo no segundo mês de 2019 o programa transversal e estruturante RS Seguro, com o combate ao crime como o primeiro de quatro eixos de atuação, baseado na análise de evidências científicas. Encerrado o primeiro ano de nosso governo, essas evidências comprovam a evolução na qualidade da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Reduzimos os indicadores de criminalidade ao menor nível dos últimos 10 anos. Tivemos em 2019 quase 5 mil roubos de veículos a menos do que no ano anterior. Os ataques a banco caíram 42,9% e os latrocínios, em 19,8%.

Considerada em todo o mundo como a principal métrica para aferir violência, a taxa de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes no RS diminuiu de 20,8 em 2018 para 15,8 no ano passado. Não significa que estamos satisfeitos, até porque a ONU considera taxas acima de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes como epidemia, mas a redução de cinco pontos em apenas 12 meses aumenta a confiança de que estamos no caminho certo.

Não houve mágica para alçarmos esse resultado. Houve trabalho. Centramos nosso planejamento em três premissas: integração, inteligência e investimento qualificado. Unimos os esforços de todas as instituições da SSP com o trabalho de órgãos municipais, federais e da sociedade. Adotamos o foco territorial para intensificar o combate ao crime nos 18 municípios com os maiores índices. Ao implantar a Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), elevamos ao nível de governança a análise criminal, com participação direta do governador Eduardo Leite.

Com o apoio de emenda da bancada federal gaúcha, aplicamos R$ 140 milhões na qualificação do trabalho das forças de segurança. Destravamos o Piseg, abrindo caminho para a iniciativa privada colaborar via compensação de ICMS. Reforçamos o efetivo e apresentamos um cronograma de chamamento que permitirá a reposição responsável, prevenindo defasagens futuras.

Mas acima de todas essas medidas, o resultado positivo de 2019 é fruto da abnegação dos homens e mulheres que, mesmo diante das dificuldades, dedicam sua vida para servir e proteger os gaúchos. É pela excelência desses profissionais que celebramos o ano que passou e acreditamos em um 2020 ainda melhor.

Vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul