Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ex-presidente do País Basco é recebido no Palácio Piratini

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 12.11.2014: Chefe da casa civil, Carlos Pestana recebe o ex-presidente do País Basco, professor Juan Ibarretxe.
Recepção - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e o coordenador da Assessoria de Cooperação Relações Internacionais, Tarson Nuñez, receberam na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio Piratini, o ex-presidente do País Basco Juan Ibarretxe, em visita ao Rio Grande do Sul para uma série de palestras. Ibarretxe foi presidente do território entre 1999 e 2009 e é diretor do Centro Agirre Lehendakaria de Estudos Sociais e Políticos.

O ex-presidente veio ao Estado para apresentar a experiência do caso Basco. "Acreditamos que um modelo eficiente de governança trabalhe com dois pilares, a tradição e a inovação. Além disso, três agendas são fundamentais: econômica, sócio-cultural e ambiental", afirmou.

Ibarretxe afirmou que o aprofundamento da identidade cultural de um povo é um dos caminhos para o desenvolvimento e para a recuperação econômica. "Nos interessa uma certa promiscuidade intelectual, onde grupos de diferentes países e realidades façam uma interação produtiva para a criação de políticas públicas".



Tarson Nuñez apontou que o movimento de aproximação entre o Rio Grande do Sul e a região autônoma tem se desenvolvido nos últimos quatro anos por meio da constante parceria com a Casa Basca do Rio Grande do Sul. Tarson lembrou ainda das missões e recepções, como a visita do governador Tarso Genro em maio de 2012, e a missão prospectiva para intercâmbio de cooperativas em setembro de 2013.

"Nós temos um reconhecimento pela singularidade da experiência basca, que tem na forte presença do cooperativismo uma das identidades com o RS. Mesmo com a crise na Espanha, que está com desemprego de 20%, a taxa nas províncias bascas é de 6%. Isso mostra que seu modelo renovado, com uma economia altamente tecnológica e sustentável, é um exemplo a se espelhar para uma visão estratégica de futuro", avaliou.

Segundo a presidente da Casa Basca, Ana Luiza Etchalus, a imigração se deu principalmente na Metade Sul do Estado, na fronteira com o Uruguai. "Como muitos vieram clandestinamente, a contagem fica comprometida, mas estamos trabalhando nisso. Queremos agradecer à Acri e ao governador Tarso, pois este foi o primeiro governo que reconheceu a comunidade basca gaúcha", disse.
Etchalus também lembrou do memorando de entendimento assinado em setembro de 2012 entre o Governo do Estado e a província de Biskaia.

Juan Ibarretxe apresenta "O Caso Basco: Sociedade Global, Resposta Local" nesta quarta-feira (12), às 14h30, na Fundação de Economia e Estatística (FEE), com entrada franca. Às 19h, a palestra ocorre na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), com inscrições prévias pelo site.

País Basco
É um território situado no extremo norte da Espanha, que reivindica sua independência desde a época do Império Romano. Tem como característica um forte sentimento de nacionalismo e movimento independentista, assim como idioma (o euskara) e cultura próprios. Atualmente é reconhecida como região autônoma, sendo composta por três províncias: Álava, Biscaia e Guipúscoa. A população é de cerca de 3 milhões de habitantes, com mais de 7 milhões espalhados pelo mundo.

Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul