Ex-presidente Lula confirma participação em atividade do Conselhão gaúcho
Publicação:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua vinda ao Rio Grande do Sul para participação em atividades do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). O secretário executivo da entidade, Marcelo Danéris, destacou que Lula atende a convite feito pelo governador Tarso Genro. Vínhamos conversando com o ex-presidente desde o ano passado sobre essa possibilidade. Porém as questões de saúde adiaram sua vinda. Agora vamos definiar a data do evento que deve ser no início de setembro, afirmou.
Lula fará uma palestra com duração prevista de 30 minutos ao final da reunião do Pleno do Conselhão, no Palácio Piratini. Entre os temas que deverão ser abordados estão a democracia como ferramenta de gestão, o crescimento econômico durante a crise e as políticas de inclusão social.
O Conselhão gaúcho é inspirado na experiência do colegiado da presidência da República, criado em 2003, no primeiro ano da gestão de Lula na presidência do País. O CDES Nacional foi coordenado inicialmente por Tarso Genro que, quando eleito governador, instalou o CDES-RS que funciona desde 15 de março de 2011, reunindo 90 conselheiros da sociedade e mais 12 secretários de Estado.
O trabalho é voluntário e busca contar com a experiência dos integrantes para contribuir com o Governo na tomada de decisões sobre diferentes assuntos e na formulação de políticas públicas. Até o momento, o Conselhão gaúcho produziu mais de 120 recomendações adotadas pelo governador do Estado.
Entre elas estão o programa de Irrigação, a carteira de identidade social que passa a vigorar este mês, a proposta de Conselho de Comunicação que está em consulta pública até 10 de setembro, anistia do Troca-Troca de sementes de milho em função da estiagem, entre outros.
Texto: Stela Pastore
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305