Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ex-primeiro ministro da Espanha participará de encontro de conselhões

Publicação:

O ex-primeiro ministro espanhol Felipe González confirmou nesta terça-feira (11) a vinda a Porto Alegre para participar do I Encontro Ibero-americano de Conselhos Econômicos e Sociais, que ocorre de 1 a 3 de dezembro. Gonzáles governou a Espanha durante
Ex-primeiro ministro da Espanha participará de encontro de conselhões

O ex-primeiro ministro espanhol Felipe González confirmou nesta terça-feira (11) a vinda a Porto Alegre para participar do I Encontro Ibero-americano de Conselhos Econômicos e Sociais, que ocorre de 1 a 3 de dezembro. Gonzáles governou a Espanha durante 13 anos, entre 1982 e 1996, sendo o terceiro a comandar o País desde a reinstauração da democracia. O governador Tarso Genro e o secretário Executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, comemoraram a notícia.

Em recente declaração às instituições e aos líderes europeus, Gonzáles criticou as insuficientes reações da União Europeia frente à crise econômica. O diagnóstico tem de ser severo, rigoroso e deve ter o grau de alarme e emergência que a situação exige. Estamos à beira do precipício, afirmou. Por que não dizer que estamos à beira do precipício? Ou é preciso saltar para o precipício para reagir?, afirmou González.

O antigo chefe do Executivo espanhol declarou que os problemas europeus têm solução, mas que é necessário que os Estados membros reconheçam a situação institucional e econômica em que estão.

Durante a sua etapa de Governo, a Espanha superou seu atraso secular e posicionou-se entre os países mais dinâmicos a nível econômico e de costumes em contraste com a dura repressão da ditadura franquista que durou entre 1936 a 1976. Em sua política externa, Gonzáles defendeu a abertura do país para o Exterior e ampliação de relações com a Europa, Estados Unidos e a América Latina. Foi ainda no seu mandato que ocorreram as Olimpíadas de Barcelona e a Exposição Universal de Sevilha.

Ele será um dos palestrantes da atividade promovida pelos conselhos nacionais do Brasil, Espanha, Portugal e pela Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib). No eixo central do debate estará o papel da sociedade civil no novo modelo econômico, social e ambiental de governança global. O encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os países que tem conselhos em atividade e também estimular a formação de espaços com esta concepção.

Também já confirmaram presença o titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias; o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, o presidente do Conselho Econômico e Social da Espanha, Marcos Pena; o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Portugal, José Peneda, e o cientista político carioca Wanderley Guilherme dos Santos.

Texto: Stela Pastore
Foto: Antônio Henriques

Portal do Estado do Rio Grande do Sul