Executivo estadual publica regramento da avaliação dos serviços digitais
Instrução Normativa válida para todos os órgãos do governo do Estado foi publicada no dia 3
Publicação:

Os usuários dos serviços públicos do governo do Estado oferecidos em meio digital poderão avaliar as funcionalidades por meio do próprio site em que são oferecidas. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) publicou no Diário Oficial do Estado do dia 3 de junho a Instrução Normativa 08/2002, que cria o regramento para isso.
A Avaliação Continuada dos Serviços Públicos Estaduais Digitais se baseia na mensuração da satisfação dos usuários e na qualidade percebida dos serviços, e prevê análise nos seguintes aspectos:
• Satisfação do usuário com o serviço prestado
• Qualidade do atendimento
• Cumprimento dos compromissos e prazos definidos
• Quantidade de manifestações de usuários
• Medidas adotadas para melhoria e aperfeiçoamento
Além desses critérios, cada órgão da administração pública estadual direta e indireta pode estabelecer quesitos complementares. O cronograma de implantação deverá ser elaborado e enviado, até 31 de julho, ao Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), pelo e-mail estrategiadigital@edp.rs.gov.br.
Os serviços digitais estaduais encontram-se concentrados no portal rs.gov.br, e estão disponíveis também por meio de outras centrais. O rs.gov.br soma 498 serviços estaduais, dos quais 89% são digitais e 69% são considerados digitais avançados, ou seja, funcionalidades com atendimento integral por meio digital, sendo a meta chegar a 100% até o fim de 2022.
Os dados resultantes das avaliações de serviço serão verificados anualmente pela SPGG, por meio do EDP, e servirão de subsídio para reorientar e ajustar os serviços prestados. Está prevista a divulgação desses resultados, incluindo um ranking dos órgãos e entidades com melhor nota por parte dos usuários.
Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom