Expansão da BerlinerLuft ampliará postos de trabalho em Alvorada e Viamão
Publicação:

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) participou nesta quarta-feira (27) da inauguração das novas instalações da empresa BerlinerLuft do Brasil Indústria e Comércio, no Distrito Industrial de Alvorada/Viamão (Diav). A empresa, com sede em São Leopoldo, atua na área de sistemas de ventilação e ar condicionado, oferecendo produtos com tecnologia de ponta. Com a expansão, serão 200 novos postos de trabalho.
O secretário adjunto da Sdect, Renato de Oliveira, destacou a importância do empreendimento para o parque industrial gaúcho e para o desenvolvimento do país. Também ressaltou a escolha do Rio Grande do Sul para sediar a nova unidade, além de sublinhar o espírito empreendedor da BerlinerLuft.
O ato inaugural teve a presença do presidente do grupo Berlinerluft Technik GmbH da Alemanha, Andreas Von Thon. A empresa instalada no Estado pertence ao Grupo Berlinerluft Technik GmbH, que possui 11 unidades - sendo nove na Europa, uma no México e, agora, duas no Brasil: São Leopoldo e Alvorada.
Michael Nagl informou que os produtos são dimensionados através de software de seleção própria. Na unidade industrial de 14.500 metros quadrados, a empresa vai produzir ventiladores e exaustores, equipamentos para condução de ar, reguladores de vazão, unidades de tratamento de ar e atenuadores de ruídos.
No Distrito Industrial de Alvorada/Viamão, a empresa dispõe de uma área de aproximadamente 65.000 metros quadrados m². Os prédios, em fase de conclusão, totalizam 14.500 metros quadrados de área construída. A Berlinerluft opera com 100 funcionários em São Leopoldo.
Texto: Asccom Sdect
Edição: Gonçalo Valduga/Secom