Exploração do carvão mineral pauta encontro de câmara temática no Conselhão
Publicação:
A utilização do carvão mineral como fonte de energia elétrica no Rio Grande do Sul foi tema de discussão, nesta segunda-feira (15), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). A atividade marcou a reinstalação da Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético.
Conselheiros, empresários e autoridades relacionadas ao tema debateram o potencial do Estado no aproveitamento dessa fonte energética. Preocupações ambientais, entraves burocráticos e a habilitação de empresas gaúchas para os leilões de energia A-5, do Governo Federal, que ocorrerão no segundo semestre de 2013, foram pautas debatidas neste que foi o primeiro encontro público do governo sobre o tema.
Secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik informou que, em razão da inclusão do carvão mineral nos próximos leilões de energia, o Governo gaúcho está trabalhando para capacitar o RS em termos de competitividade no que diz respeito às disputas do certame. A partir da decisão do Governo Federal em dar o sinal verde à utilização do carvão, o Governo do Estado está se preparando para aproveitar as oportunidades. Um grupo de trabalho foi criado para averiguar projetos aptos a participarem do leilão.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, afirmou que o ritmo de crescimento do país exige uma eficiência energética maior. Caleb disse que as novas tecnologias para a exploração do carvão mineral permitem a produção de energia sem o prejuízo ambiental que se tinha anteriormente. Queremos aumentar a competitividade de nossos projetos na disputa dos leilões para que se tornem realidade. Esperamos fazer o aproveitamento dessa energia dentro de normas ambientais intensamente fiscalizadas, respeitando parâmetros internacionais.
Diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas destacou a importância do setor. É preciso que o Estado tenha uma política para participação do carvão mineral para produção energética como estabilizador do sistema e dar segurança aos investidores. Simas afirmou que três projetos devem se habilitar no leilão de energia: dois da empresa MPX, que estão mais avançados, e outro da Tractebel, em desenvolvimento.
Reserva de carvão no Estado
O Rio Grande do Sul conta com a maior reserva de carvão mineral do Brasil, cerca de 80% do total. Cerca da 1,5% da energia produzida no país vem das usinas termoelétricas a carvão, enquanto em alguns países é a principal fonte de energia.
A Secretaria Executiva do CDES reunirá o conjunto de propostas em um relatório e encaminhará ao Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado para tratar do tema, informou o secretário adjunto do CDES, Nelson Spolaor, que coordenou a reunião desta tarde.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305