Expointer 2025 terá o maior número de expositores da história do Pavilhão da Agricultura Familiar
Com 456 empreendimentos confirmados, espaço reforça a importância econômica dos agricultores familiares no Estado
Publicação:

A 48ª edição da Expointer, feira organizada pelo governo do Estado, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com o maior número de expositores já registrado no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Serão 456 empreendimentos, superando os 413 do ano passado, o que evidencia o crescimento e a relevância da participação dos agricultores familiares na feira.
Os empreendimentos inscritos representam 196 municípios gaúchos, reforçando a presença da agricultura familiar em diferentes regiões do Estado. As inscrições ocorreram a partir da segunda quinzena de maio e registraram grande procura por parte dos produtores.
Esta será a 27ª edição do PAF na Expointer. Em 2024, o espaço obteve o maior volume de vendas de sua história, com cerca de R$ 11 milhões, o que representa um aumento aproximado de 25% em comparação ao ano anterior.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, disse que o número de inscritos demonstra a relevância da agricultura familiar no contexto da feira. "A Expointer é a grande vitrine das nossas agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. Mais do que exposição, é a demonstração concreta de que o investimento do Estado nesse setor dá resultado. A qualidade e a diversidade dos produtos que chegam ao público mostram a capacidade e o potencial dos nossos agricultores", destacou Covatti.
Perfil dos expositores e setores representados
Dos 456 empreendimentos confirmados, 355 são agroindústrias familiares, representando aproximadamente 78% do total. O espaço também contará com 70 estandes de artesanato, incluindo oito indígenas e dois quilombolas, e 31 estandes de flores, plantas e mudas. Entre os participantes, destacam-se 68 jovens de até 30 anos, 146 mulheres à frente dos empreendimentos e 70 expositores que participarão da Expointer pela primeira vez.
O público terá acesso a uma variedade de produtos como queijos, embutidos, laticínios, pães, cucas, doces, geleias, mel, pescados, produtos da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, cachaças, sucos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

O espaço também contará com praça de alimentação composta por sete cozinhas vinculadas diretamente às agroindústrias familiares, oferecendo pratos típicos elaborados com produtos cultivados no meio rural gaúcho. No artesanato, os visitantes encontrarão itens confeccionados a partir de matérias-primas como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição rural do Estado.
Além da SDR, o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer tem como organizadores a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS), Via Campesina, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/RS) e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).
Texto: Ascom SDR
Edição: Secom