Exposição de artesanato na Praça da Matriz valoriza cultura indígena
Publicação:

Desenvolver o resgate e a valorização da cultura indígena foi o objetivo do governo do Estado, por meio da Emater, ao trazer, nesta terça-feira (13), ao Espaço do Governo, em frente ao Palácio Piratini, representantes da Aldeia dos Guaranis, de Viamão. No local, nativos mostraram parte de sua cultura através do artesanato.
De acordo com a turismóloga e extensionista Fabiele Dutra, a Emater, por meio de antropólogos, realiza um trabalho efetivo junto às comunidades indígenas do Rio Grande do Sul, para contribuir com o desenvolvimento e o incentivo à cultura dos índios.
Segundo a professora da 4ª série da Escola Estadual Matteo Gianella, de Caxias do Sul, que visitou o local, a iniciativa foi muito importante para as crianças, pois tiveram a oportunidade de conhecer de perto outras culturas e unir isso ao aprendizado na escola.
Sementes
Nesta quarta-feira (14), tem início, no Espaço do Governo, o Projeto Emater - Educando na Praça. A iniciativa vai proporcionar aos visitantes o conhecimento da biodiversidade de sementes, principalmente no que se refere aos feijões e sua importância na cadeia alimentar. No local, também haverá distribuição de sementes crioulas, como incentivo ao cultivo e ao consumo, para auxiliar a preservação do patrimônio genético-ambiental. O projeto prossegue até a próxima sexta-feira (16).
O público também terá acesso à exposição das sementes em dois álbuns sementários e em um quadro mural contendo pequenas amostras das variedades resgatadas, além de fôlderes educativos sobre a cultura e receitas de preparos diversos do feijão.
Na próxima semana, de 19 a 23 de outubro, a Emater realiza no local um trabalho de divulgação de hortas e plantas medicinais para escolas estaduais e o público em geral.