Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição fotográfica Black Power retrata a resistência contra o racismo

Publicação:

exposição fotográfica Claudio Benevenga
Imagens de Claudio Benevenga buscam retratar o "empoderamento" negro contra o racismo cultural - Foto: Claudio Benevenga / Divulgação

A exposiç?o Black Power poderá ser visitada no hall do laboratório fotográfico da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) de 28 de junho a 27 de julho. A mostra, gratuita, trabalha com o universo híbrido, onde o fotógrafo Claudio Benevenga mistura nas suas imagens toda a experiência ao longo de mais de trinta anos de atuaç?o na moda, publicidade, cinema e teatro. Com registros carregados de força e dramaticidade, a mostra reforça a resistência e o "empoderamento" negro contra o racismo cultural.

Segundo Claudio, em pleno século 21, o aumento da discriminaç?o por meio da internet é muito preocupante. Ele conta que, só no último ano, houve inúmeros acontecimentos que viralizaram, com pessoas de diferentes classes, idades e nacionalidades. “O que mostra que o racismo não é exclusivo de um povo ou de um só lugar, e sim historicamente do ser humano. Atualmente o termo ‘empoderamento’ tem sido muito empregado dentro de alguns grupos de lutas sociais. Ele é utilizado para denominar o processo no qual uma pessoa se conscientiza e se dá conta do seu poder”, explica.

Conforme o fotógrafo, empoderar-se é reconhecer-se enquanto sujeito social, político, autor da sua própria história e capaz de lutar por direitos que não são só seus, mas também de um grupo. Ele argumenta que, em um país onde mais da metade da população é negra, trabalhar com a imagem de negros em situaç?o de protagonistas vai além do estético, reforça uma luta diária contra a ignorância do preconceito que persiste por mais de 500 anos.

“A força retórica das imagens produzidas com artistas e imigrantes negros advém de serem particulares, fortes e concretas. É importante observar como a imagem e o imaginar coletivo acabam modelando a realidade social, justificando desta maneira a importância social desta mostra que pretendo levar para diversos lugares do país”, pontua Claudio.

Debates e ensaios fotográficos

O projeto inclui a realizaç?o de ensaios fotográficos com pessoas de comunidades carentes e debates sobre a violência e o preconceito contra a populaç?o negra e moradores de comunidades e periferias, nos dias 13 e 20 de julho, às 14h30, no auditório Luiz Cosme.

Os encontros ser?o conduzidos pela atriz, cantora, produtora cultural e ativista social Denizeli Cardoso, vencedora do Prêmio Açorianos de Melhor Atriz em 2017. Ela também é coordenadora do Coletivo Corpo Negra, grupo de dança formado por alunas negras do curso de dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com o objetivo de promover espaços para discussão, reflexão, análise e criação artística a partir das questões que envolvem o universo feminino, mais especificamente da mulher negra.

Serviço

Exposiç?o Black Power

Quando: de 28 de junho a 27 de julho
Onde: Hall do Laboratório Fotográfico – 3º andar da CCMQ (rua dos Andradas, 736), na capital
Horário: abertura dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h. Visitação, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h

Nos dias 13 e 20 de julho, haverá palestras com Denizeli Cardoso e ensaios fotográficos no auditório Luiz Cosme a partir das 14h30

Texto: Darlene Silveira/Ascom CCMQ
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul