Exposição retrata a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande
Publicação:

A exposição fotográfica “Banhado: berço das águas”, comemorativa aos 15 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, será inaugurada na próxima terça-feira (1º de julho), na Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa do RS. A exposição é uma iniciativa da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
As 20 imagens da exposição, que tem fotos de Sergio Bavaresco, procuram sintetizar as belezas naturais, o modo de vida e o movimento urbano presente nos quase 137 mil hectares da APA, com influência nos municípios de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Gravataí.
APA do Banhado Grande
É uma Unidade de Conservação de uso sustentável, criada pelo Decreto Estadual nº 38.971, de 23 de outubro de 1998. Ela abriga os principais mananciais de água que abastecem a Região Metropolitana de Porto Alegre. Possui um conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí, conhecidos pelos nomes de Banhado do Chico Lomã, Banhado dos Pachecos e Banhado Grande.
A área se caracteriza por uma paisagem que compõe um mosaico de ecossistemas urbanos, cenários de lavouras de arroz, campos e matas de restinga. A região possui grande diversidade de plantas e animais, constituindo importante refúgio e local de reprodução de diversas espécies, além de ser indicado como área de significativa importância para conservação global de aves aquáticas e ponto de parada ou passagem para aves migratórias.
A APA do Banhado Grande também cumpre a função de conservar a biodiversidade, recuperar áreas degradadas, contribuir para a otimização da vazão do rio Gravataí e promover o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais.
Exposição fotográfica “Banhado: berço das águas”
Período:
01 a 11/07 - Galeria dos Municípios (hall de entrada da AL/RS)
14 a 31/07 - Sala JB Scaldo do Solar dos Câmara (AL/RS)
Realização: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Texto: Assessoria Sema
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305