Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição traz relíquias de Buda a Viamão pela segunda vez

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, acompanhada do prefeito de Viamão, Alex Sander Alves Boscaini(E), participa da cerimônia de abertura da Exposição das Relíquias do Buda, no Templo Caminho do Meio, no município.
Yeda Crusius prestigia abertura da Exposição das Relíquias do Buda em Viamão - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius abriu, nesta sexta feira (12), a exposição das relíquias de Buda. Essa é uma mostra mundial das antigas e sagradas peças e ocorre até o dia 14 de março no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, localizado em Viamão. É a segunda vez que o município gaúcho recebe a exposição, que estará também em oito capitais do Brasil.

As peças são cristais semelhantes a pérolas colhidas entre as cinzas da cremação dos mestres do budismo. O encontro foi aberto pelo diretor espiritual do centro, Lama Padma Samten. A magia das relíquias vai fazer com que as lágrimas do Buda umedeçam as nossas mentes e nos tornem pessoas melhores, com uma cultura de paz e lucidez, disse Samten.

Segundo a governadora, o local é aberto para a comunidade conhecer a cultura e também representa um importante momento em que se previne a violência e se diz como é possível construir o caminho da paz. Conhecer este centro e a maneira como trazem as relíquias de Buda, é um momento muito importante para o Estado. 

A governadora foi presenteada pela união tradicionalista de Viamão e por integrantes do Bodisatva. Yeda recebeu também, dentro do templo, as bênçãos das peças dos mestres e levou até o altar um lenço branco como uma forma de oferenda.

Já o prefeito de Viamão, Alex Boscaini, frisou os benefícios do local para o município. A gente observa e sabe o quanto faz bem esse templo para Viamão. A cidade precisa desta paz.

Ao todo, a exposição contará com aproximadamente mil peças. A mostra, que começou em 2001, já passou por mais de cem países como Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Taiwan, Mongólia, Nova Zelândia e Rússia, e foi vista por aproximadamente dois milhões de pessoas, segundo a assessoria do evento. A exposição poderá ser vista das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul