Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fapergs e Sict lançam premiações para pesquisadores e jovens talentos gaúchos

Indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho podem ser feitas de 9 de junho a 27 de julho

Publicação:

O tema da edição deste ano do prêmio é: Ciência e inovação - Alicerces do futuro
O tema da edição deste ano do prêmio é: Ciência e inovação - Alicerces do futuro - Foto: Ascom Fapergs

Com o tema Ciência e inovação: alicerces do futuro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou, nesta quarta-feira (7/6), a 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho. O objetivo é reconhecer o trabalho de pesquisadores por suas relevantes contribuições ao desenvolvimento do Estado em diversas áreas do conhecimento.

Além disso, a fundação também promove o 5° Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), por meio do programa Educar para Inovar. A premiação reconhece estudantes gaúchos que se destacaram em olimpíadas do conhecimento e competições científicas nacionais e internacionais.

O Educar para Inovar é o primeiro programa de educação inovadora no Estado a receber a chancela e a autorização para uso do selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dessa forma, passou a integrar uma rede que recebe apoio técnico da agência internacional.

A 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho contempla 14 categorias, que receberão troféu e certificado. Serão agraciados pesquisadores que apresentem carreira de destaque na pesquisa científica e que contribuam significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias; e Geociências.

As categorias da premiação que reconhecerá estudantes de graduação e profissionais atuantes nos meios empresarial e de gestão pública  são: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.

Este ano, haverá a entrega da Medalha Sylvio Torres (médico veterinário, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs) ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária, em sua área de conhecimento, para o progresso da ciência. Considerada a distinção de maior relevância da Fapergs, a medalha é concedida bienalmente.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 31 de outubro no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). 

As indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho podem ser realizadas de 9 de junho a 27 de julho.

Texto: Ascom Fapergs e Ascom Sict
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul