Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fapergs lança a 8ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho

Publicação:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT), abre nesta sexta-feira (13), a as inscrições para a indicação de pesquisadores para o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018.
 
Em sua 8ª edição, o Prêmio Pesquisador Gaúcho reconhece o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do estado.
 
Neste ano serão contempladas seis áreas do conhecimento (pertinentes ao ano par), na modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Matemática, Astronomia, Estatística, Geociências); Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Administração, Contabilidade e Economia); Ciência da Computação; Engenharias e Química.
 
A premiação também contempla categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, nas categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador  Empreendedor e Pesquisador na Indústria.
 
O tema é “Ciência para a Redução das Desigualdades”, acompanhando a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é uma promoção anual do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a categoria Pesquisador Destaque Especial. 
A pesquisa desenvolvida, ou em curso, deve mostrar a contribuição relevante para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação.
 
A solenidade de premiação será realizada no dia 18 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
 
As inscrições devem ser feitas no período de 13 julho a 19 de agosto de 2018 até as 23h59 (horário de Brasília), por meio do endereço www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.
 
Categorias em disputa:
Pesquisador Destaque nas Áreas do Conhecimento (pertinentes ao ano par)
 
Ciências Biológicas
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Computação
Engenharias
Química
 
Modalidades
Jovem Pesquisador
Pesquisador Empreendedor
Pesquisador na Indústria
Pesquisador Destaque Especial em “Ciência para Redução das Desigualdades”.
 
Texto: Marcia Iracét Borges/Ascom/Fapergs
Edição: Léa Aragón/Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul